Introdução a Redundância no Primeiro Salto ou FHRP – First Hop Redundancy Protocols

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá amigos, leitores do blog e alunos da DlteC! Nesse artigo vamos fazer uma introdução ao mundo do First Hop Redundancy Protocol ou FHRP.

Mas o que é redundância no primeiro salto? Ou seja, no “First Hop” que faz parte da sigla FHRP?

O primeiro salto ou first hop (FH da sigla FHRP) é a conexão entre um host (computador ou endpoint) ao seu gateway padrão, o qual aponta para as demais redes locais e remotas da empresa, inclusive aponta o caminho para a saída de Internet.

Se você já configurou um computador sabe que o gateway é um dos parâmetros que temos que inserir na configuração do IP e normalmente colocamos apenas um endereço de gateway, aí vem a pergunta:

E se esse gateway for desligado ou ficar indisponível por qualquer motivo que seja, o que acontece?

Simples, seu usuário fica apenas com conexão local, sem poder acessar a Internet ou outras redes da Intranet.

Fisrt Hop

Por isso existem os protocolos de redundância de primeiro salto, para garantir backup do seu gateway de forma simplificada, pois esses protocolos configuram um endereço apenas em diversos gateways que se comunicam através de protocolos específicos para verificar a disponibilidade uns dos outros, caso um gateway fique indisponível o reserva assume de forma transparente para o usuário, pois eles usam um mesmo endereço de rede, um endereço IP virtual.

FHRP na prática

Existem atualmente três opções de FHRP atualmente disponibilizados em equipamentos Cisco: HSRP (Hot Standby Router Protocol), VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) e GLBP (Gateway Load Balancing Protocol).

Abaixo segue um quadro comparativo entre esses protocolos.

HSRP VRRPd GLBP
RFC RFC2281 (Cisco) RFC3768 (Aberto) N/A (Cisco)
Suporte a Load Balancing Não Não Sim
Camada do modelo OSI Layer-3 Layer-3 Layer-2
Protocolo de Transporte UDP 1985 IP 112 UDP 3222
Temporizador de Hello 3 segundos 1 segundo 3 segundos
Grupo de Multicast 224.0.0.2 224.0.0.18 224.0.0.102
Formato do Mac Virtual 0000.0c07.acxx 0000.5e00.01xx 0007.b4xx.xxxx
Suporte a IPv6 Sim Não Sim

Onde os protocolos de redundância de primeiro salto ou FHRP entram em certificações Cisco? Atualmente no ICND-2, CCNAX e no CCNP SWITCH.

Nosso curso preparatório para o CCNAX, mais especificamente no ICND-2 o FHRP já está no material, assim como laboratório e exercícios quentes para quem vai fazer a prova de certificação.

Espero que você tenha gostado do artigo sobre FHRP, vou trazer nas próximas publicações um pouco mais sobre cada um dos protocolos separadamente.

Qualquer dúvida, elogio ou sugestão é só utilizar a área de comentários que fica descendo a página, nós vamos ler e responder a todos com o maior carinho!

Prof Marcelo Nascimento


Aprenda os protocolos FHRP – HSRP, VRRP e GLBP definitivamente!

Comece sua preparação para o CCNA acessando o curso de “CCNA CCENT Online” em nossa área Premium.

Aprenda tudo que é preciso para ir bem no exame de certificação da Cisco e também no marcado de trabalho, pois lembre-se que você vai ser exigido disso quando assumir uma vaga de CCNA!

Clique aqui para ativar o curso e inciar seus estudos em nossa área de membros premium!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.