Tipos de interfaces em Switch Cisco Camada 3

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá caros alunos, leitores do blog e amigos da DlteC, hoje vamos falar nesse artigo sobre como podemos configurar as interfaces de um Switch Cisco multi-camada ou como chamamos popularmente de switches camada-3, L3 ou Layer-3.

Um switch multi-camadas ou “multilayer switch” pode ter três tipos de interfaces:

  • Interface camada-2: padrão das interfaces, as quais podem ser configuradas como portas de acesso ou trunk. Esse tipo de interface não pode ter endereço IP atribuído a ela.
  • Switch Virtual Interface (SVI): uma interface virtual que representa uma determinada VLAN, sendo que ela pode ser uma interface Layer 2 ou Layer 3, ou seja, podemos atribuir um endereço IP a essa interface.
  • Interface Roteada: uma interface física do switch que tem a mesma função de uma porta de um roteador, ou seja, é possível entrar com o comando “ip address” e definir um endereço para essa interface.

Por padrão as interfaces dos switches são camada-2 e o comando “switchport” é aplicado nas interfaces dos switches. Se você entrar com o comando “no switchport” a interface passa a ser uma “interface roteada” e pode receber um endereço IP com o comando “ip address“.

Já a interface SVI definimos com o comando “interface vlan x”, onde o x é o número da VLAN que queremos criar a interface virtual e possibilitar que ela tenha um endereço IP e seja roteada pelo switch multi-camadas.

Abaixo segue um exemplo onde vamos configurar duas interfaces virtuais (SVIs) e uma porta como routed para conexão com um roteador ou outro switch L3.

Sw1(config)#ip routing
Sw1(config)#vlan 51
Sw1(config)#interface vlan 51
Sw1(config-if)#ip address 10.0.0.1  255.255.255.0
Sw1(config-if)#exit
Sw1(config)#vlan 171
Sw1(config)#interface vlan 171
Sw1(config-if)#ip address 10.0.1.1  255.255.255.0
sw1(config)# int Giga 1/0/1
sw1(config-if)#no switchport
sw1(config-if)#ip address  10.0.2.2  255.255.255.0

Note que o primeiro comando ativa o roteamento IP no switch multi-camada (ip routing), depois foram criadas as interfaces VLANs 51 e 171. Por último a interface giga 1/0/1 foi configurada como roteada e teve o endereço 10.0.2.2 configurado nela.

Espero que vocês tenham gostado do artigo e até uma próxima!

Prof Marcelo Nascimento

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.