Um pouco mais sobre o comando “reload” – Curso CCNA

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá caros internautas e alunos da DlteC! Hoje vou falar um pouco sobre duas opções do comando reload que podem ajudar em casos onde temos que testar remotamente uma determinada configuração e com risco de ficar sem acesso ao equipamento.

Por exemplo, você tem um roteador com uma interface de saída para Internet e sua empresa decidiu que é necessário ter redundância, um link backup. Você não tem acesso local e nem uma pessoa que possa te ajudar e se ativar a nova Interface, por isso se der problemas pode ser que você fique sem acesso ao roteador, pois se ela não funcionar direito com certeza você vai parar o acesso remoto através da Internet!

Uma maneira de testar esse tipo de configuração é agendar um reaload automático para alguns minutos após o início dos teste, pois ao fazer as alterações e elas não funcionarem o equipamento vai reiniciar voltando à condição inicial! Você vai ficar sem acesso apenas por alguns minutos.

Vamos analisar as duas opções:

Router#reload ?
 /noverify  Don't verify file signature before reload.
 /verify    Verify file signature before reload.
 LINE       Reason for reload
 at         Reload at a specific time/date
 cancel     Cancel pending reload
 in         Reload after a time interval
 warm       Reload should be warm
 

Router#reload in ?
Delay before reload (mmm or hhh:mm)
Router#reload at ?
 hh:mm  Time to reload (hh:mm)

Router#reload at 10:00 ?
 <1-31>  Day of the month
 LINE    Reason for reload
 MONTH   Month of the year
 

Router#reload at 10:00 10 ?
 MONTH  Month of the year

Router#reload at 10:00 10 april ?
 LINE  Reason for reload
 

Router#reload at 10:00 10 april

Note que o “reload in” você especifica quanto tempo depois que você entrou com o comando o roteador vai reinicializar. Já com o “reload at” você especifica uma data e hora para que o reload ocorra.

Ao executar o comando, se houve alteração na configuração o roteador vai perguntar se você quer salvar. Para o exemplo que demos no início do post você não deveria salvar, ou então após o reload o roteador voltará com a configuração errada e que apresentou problemas durante o teste! Veja a saída do comando abaixo:

R1#reload in 5

System configuration has been modified. Save? [yes/no]: no
Reload scheduled in 5 minutes by console
Reload reason: Reload Command
Proceed with reload? [confirm]
R1#

***
*** --- SHUTDOWN in 0:05:00 ---
***

*Nov  6 09:37:25.343: %SYS-5-SCHEDULED_RELOAD: Reload requested for
09:42:18 UTC Sun Nov 6 2011 at 09:37:18 UTC Sun Nov 6 2011 by
console. Reload Reason: Reload Command.
R1#

Espero que o post ajude  no seu dia a dia, pois já fui salvo várias vezes com esse procedimento!

Bons estudos e até um próximo artigo!


O Curso CCNA da DlteC do Brasil contém toda a matéria do currículo CCNA, material exclusivo e totalmente em português. O curso foi desenvolvido de forma a facilitar o aprendizado, com exemplos práticos e explicações simples e fáceis de entender. E o curso ainda consta com o acompanhamento de instrutores certificados, onde os alunos poderão tirar todas as dúvidas da matéria com tutores com ampla experiência no mercado de trabalho.
Se você gosta dessa área e pretende tirar sua certificação CCNA venha estudar conosco – Curso CCNA Online | WebAula | Presencial.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.