SUPER PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - SOMENTE HOJE - APROVEITE!

Clique Aqui

DlteC do Brasil

  • Home
  • Cursos
  • Ebooks
  • Blog
  • Preços
  • Entrar
Redes

Opa, o IPv6 estava ativo por padrão? Será que você está preparado para enfrentar os desafios do IPv6?

Marcelo Brenzink do Nascimento - 3 de julho de 2013

Uma frase que dentro em breve deverá se tornar cada vez mais comum entre os administradores de rede desavisados ao se depararem com problemas causados pelo IPv6 será: “Opa, o IPv6 estava ativo por padrão? E agora? Finjo que ele não existe, desativo o protocolo em meus dispositivos ou aprendo como tratar o tráfego IPv6?”

Desde o Windows Vista que a Microsoft adotou a política de deixar o IPv6 ativo por padrão em paralelo ao IPv4, sendo que essa mesma política foi aplicada aos sucessores Windows 7 e 8. Além disso, as versões para servidor Windows 2003, 2008 e 2012 server também tem ele ativo por padrão.

O Linux não fica fora dessa, muitas distribuições já suportam IPv6 por padrão também!

Outro fato importantíssimo que vem alavancando a discussão e implementação do IPv6 tem haver com a faixa de endereços de Internet IPv4 estar acabando em diversas regiões do mundo, por isso em alguns países para adquirir blocos de IPv4 é necessária a comprovação da implantação do IPv6 dentro das redes dos solicitantes.

Mas quais as alternativas que temos atualmente em relação ao assunto e a visão dos especialistas sobre cada uma delas? Veja algumas delas abaixo:

  1. Ignorar o IP versão 6: não é uma opção recomendada por nenhum órgão especializado no assunto!
  2. Desabilitar o IP versão 6 nos clientes e servidores de rede: essa opção radical é recomendada por alguns especialistas em segurança de uma linha mais “radical”, porém não recomendada pela maioria das empresas fabricantes de Hardware e Software, pois isso iria afetar a maturidade do seu time de TI em relação a tecnologia.
  3. Bloquear o tráfego IP versão 6 nos dispositivos de rede: também uma alternativa radical e depende do nível de suporte a recursos de segurança IPv6 principalmente nos switches de acesso.
  4. Preparar-se para a nova realidade fazendo a adaptação da rede para o IP versão 6: treinar os administradores de rede e integrantes do time, monitorar o tráfego IPv6, iniciar a implantação de mecanismos de segurança, principalmente em firewalls e switches de acesso, ou seja, não ignorar o IPv6 e enfrentar o desafio enquanto é cedo! Pois o processo não tem mais volta!

Pensando nisso, a DlteC elaborou um curso bastante prático sobre o protocolo IPv6, o qual procura responder de maneira clara perguntas como:

  • Quais as diferenças entre o funcionamento básico entre o IPv4 e IPv6? Por exemplo, protocolos básicos como ARP, ICMP, DHCP para alocação dinâmica de IPs ficam como no IPv6?
  • Quais as principais diferenças do IPv6 em relação ao IPv4?
  • Como configuramos computadores baseados em Linux e Windows para o suporte ao IPv6? Posso desabilitar o IPv6? Qual o comportamento padrão dos sistemas operacionais em relação a esse novo protocolo?
  • No IPv4 temos que criar subredes, definir IPs estáticos para servidores e dispositivos de rede e utilizar o DHCP para alocar endereços dinamicamente aos clientes, como isso tudo funcionará no IPv6? Quais as opções de endereçamento e melhor forma de configurar tais serviços na rede IPv6?
  • Uma vez implantado o IPv6 como ele pode interagir com a rede IPv4? Por exemplo, se não conseguir migrar todos os servidores de IPv4 para IPv6 existe opção para disponibilizar serviços aos hosts IPv6 através desse dispositivo IPv4?
  • Quais os principais riscos de segurança e cuidados ao implementar o IPv6? Serão necessários dispositivos de segurança diferentes dos tradicionais Firewall, IPS e IDS?
  • E o mais importante: “Corro algum risco real de segurança por simplesmente ignorar o IPv6 já rodando em meus computadores e servidores?”

Tudo isso utilizando uma dinâmica variada, através de diversos recursos didáticos, tais como material de leitura, vídeo aulas gravadas e exercícios de fixação. Também a parte prática é toda demonstrada em vídeo de uma maneira simples, direta e didática, permitindo que você aprenda novos conceitos e acompanhe sua aplicação!

Com isso, desejamos contribuir para esse movimento tão importante de adoção do IPv6 que deve só crescer ao longo dos anos!

Conheça mais o que temos a oferecer com nosso curso de IPv6 Online. Abaixo segue o vídeo de introdução do curso com mais informações do que será estudado em detalhes:

Agradecemos sua visita ao nosso blog e esperamos vê-lo em nossa turma em breve!

Prof Marcelo Nascimento

DLTEC ACESSO PREMIUM

Acesse todos os vídeos e demais materiais do curso de “IPv6 Online” em nossa área Premium.

Aprenda o que muda com o novo protocolo de Internet, suas principais características e dicas para migração.

Clique aqui para ativar o curso e inciar seus estudos em nossa área de membros premium!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

 0 0
Share Now

Marcelo Brenzink do Nascimento

Sou um dos fundadores do Portal da DlteC do Brasil, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações em 1998 pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR em 2003. Trabalho na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Já passei por empresas como Siemens, Impsat (atualmente CenturyLink), Senai-PR, Dimension Data (atualmente NTT) e outras empresas. Sou certificado ITIL Foundations, CCNA, CCNP Enterprise, IPv6 Fórum Certified Network Engineer (Gold), IPv6 Fórum Certified Security Engineer (Silver) e Hurricane Electric IPv6 Certification Sage.

Leave a Reply Cancel Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Post Como o Linux é desenvolvido
Next Post Terminal Linux Online Gratuito

Artigos Populares

  • Subrede IP: Máscaras possíveis para classes A, B e C
  • Qual a Diferença entre Modelo OSI e TCP/IP?
  • Passo a Passo para Resolver Problemas de Conectividade de Rede
  • Como descobrir o MAC de um host se eu tenho apenas o IP?
  • 5 Comandos do Cisco IOS que todo Network Admin deveria saber

Entre para a lista vip

Cursos Online Gratuitos com Opção de Certificado
  • Contato
  • Crie sua conta
  • Login

DlteC do Brasil - Todos os direitos reservados