SUPER PROMOÇÃO BLACK FRIDAY - SOMENTE HOJE - APROVEITE!

Clique Aqui

DlteC do Brasil

  • Home
  • Cursos
  • Ebooks
  • Blog
  • Preços
  • Entrar
Cisco

Novidades da Certificação CCNA 200-301: O que realmente tem de novo?

Marcelo Brenzink do Nascimento - 5 de agosto de 2019

Se você ainda não sabe, em fevereiro de 2020 a Cisco vai “matar” TODOS os CCNAs atuais e trocar por uma única e nova certificação CCNA 200-301.

Então quer dizer que não teremos mais CCNAs por tecnologia? O CCNA Cloud, CCNA Collaboration, CCNA Cyber Ops, CCNA Data Center, CCDA, CCNA Industrial, CCNA Routing and Switching, CCNA Security, CCNA Service Provider e CCNA Wireless TODOS ELES IRÃO MORRER depois de 24 de fevereiro de 2020?

É isso mesmo, com exceção do CCNA Devnet, o qual é também uma novidade, agora as demais áreas não terão mais CCNAs específicos e todos eles serão substituídos pela certificação CCNA 200-301.

Você pode estar se perguntando:

“Então esse novo CCNA vai ser GIGANTE para abranger TODAS as áreas que a Cisco matou para deixar apenas um CCNA!!!“

Não será gigante não, pois ela será praticamente o CCNA R&S atual! Leia todo o artigo e você vai descobrir porque, combinado?

O novo Cisco Certified Network Associate (Certificação CCNA 200-301) será uma prova de 120 minutos, terá versões nas línguas Inglesa e Japonesa e para nós que não somos nativos na língua inglesa provavelmente teremos ainda os 30 minutos de “prorrogação”, como já é feito para as provas atuais.

Veja que esse aumento no tempo de prova já é um sinal que a Cisco pretende dificultar as coisas para obtenção da nova certificação CCNA 200-301!

A nova certificação CCNA 200-301 vai testar conhecimentos e habilidades relacionadas aos fundamentos de Redes, acesso às Redes, conectividade IP (IPv4 e IPv6), serviços IP, fundamentos de segurança, automação e “programabilidade” de rede.

Não será exigido curso oficial da Cisco para fazer o novo CCNA, assim como não haverá mais pré-requisito para realizar a nova certificação CCNA 200-301.

Se eu tivesse que resumir o novo CCNA diria que ele é…

… o CCNA R&S atual com algumas pitadas de Wireless, Segurança e “Pogramability” (básico de SDN e automação).

Conteúdo da Nova Certificação CCNA 200-301

A estimativa é que o conteúdo da nova certificação CCNA 200-301 seja maios ou menos 30% menor que a versão atual em sua totalidade.

Comparando o conteúdo do atual CCNA R&S com a nova certificação CCNA 200-301, deve entrar entre 25 a 30% de matérias novas.

Porém você vai ver que novidade mesmo é pouco, pois alguns tópicos foram herdados do CCNA Wireless e CCNA Security.

O novo blueprint (tópicos a serem cobrados na prova) terá os seguintes itens já com seus referidos pesos para a prova de certificação CCNA 200-301:

Note que os três primeiros itens que tratam sobre fundamentos de Redes, acesso às Redes e Conectividade IP somam um total de 65% da nova certificação CCNA 200-301!

Os conteúdos que você não vai mais ouvir falar e nem vai mais cair na nova prova do CCNA 200-301: OSI, VTP, Licenciamento do Cisco IOS, Upgrades do Cisco IOS, Tecnologias WAN (serial, PPP, MPLS, Metro Ethernet…) nem APIC-EM.

Para quem pensava que o IPv4 iria morrer nessa nova prova saiba que ele vai continuar caindo e cálculo de sub-redes IPv4 também!

Em termos de roteamento ficaram apenas a configuração de rotas estáticas IPv4 e IPv6, assim como a configuração do OSPFv2 (apenas para IPv4) Single Area.

Não vai cair mais as configurações do RIPv2, EIGRP e BGP-4 nessa prova, assim como não serão cobrados protocolos de roteamento dinâmicos para IPv6.

A parte de Virtualização e SDN já existiam na versão atual do CCNA R&S, porém foram complementadas nessa nova versão de CCNA 200-301.

Principais Novidades do CCNA 200-301

O que terá de novidade no novo Cisco CCNA 200-301? Veja abaixo:

  • Wireless LANs – conceitos e configurações básicas de APs
  • Dynamic ARP Inspection e DHCP Snooping
  • Arquiteturas de segurança
  • Overlay, Underlay, Fabric e DNA Center

Agora vou dar um destaque maior nas novidades da parte de programabilidade e automação, veja os itens novos que entraram em destaque:

  • 6.1 Explain how automation impacts network management
  • 6.2 Compare traditional networks with controller-based networking
  • 6.3 Describe controller-based and software defined architectures (overlay, underlay, and fabric)
    • 6.3.a Separation of control plane and data plane
    • 6.3.b North-bound and south-bound APIs.3 Describe controller-based and software defined architectures (overlay, underlay, and fabric).2 Compare traditional networks with controller-based networking.3.a Separation of control plane and data plane
  • 6.4 Compare traditional campus device management with Cisco DNA Center enabled device management
  • 6.5 Describe characteristics of REST-based APIs (CRUD, HTTP verbs, and data encoding)
  • 6.6 Recognize the capabilities of configuration management mechanisms Puppet, Chef, and Ansible
  • 6.7 Interpret JSON encoded data

O que fazer até a Virada? Vale a pena Estudar o CCNA Routing and Switching atual?

Você não deve se preocupar com essas mudanças se estiver estudando para o CCNA R&S, continue seus estudos!

Seja para uma prova (CCNAX 200-125) ou duas provas (CCENT/ICND-1 100-105 + ICND-2 200-105) continue seus estudos e se puder TIRE SEU CCNA R&S antes da virada em 24/02/2020.

Se você conseguir obter seu CCNA R&S até a virada será uma grande conquista, pois sua certificação será atualizada para a nova certificação CCNA 200-301 e você ainda ganhará um badge confirmando que você conhece roteamento e switching!

Se você não conseguir fazer o exame até a virada, quase tudo o que você estudou vai continuar valendo para o novo CCNA 200-301, pois você viu que a base dele é o CCNA R&S!

Nós vamos lançar o curso com a versão atualizada do CCNA 200-301 antes da virada em fev de 2020, provavelmente até Dezembro de 2019 teremos o curso todo pronto e já liberado para nossos alunos e assinantes no Portal da DlteC.

Conclusão sobre a Certificação CCNA 200-301

Então você se você conhece o histórico das certificações Cisco o que eles fizeram foi voltar ao princípio, onde havia apenas um CCNA!

Sim, já houve uma época onde existia apenas UM CCNA e UM CCNP…

Agora voltamos a ter UM CCNA para as carreiras de tecnologia que estamos acostumados e teremos vários CCNPs com especializações por segmentos de tecnologia.

Como a certificação CCENT vai morrer após a virada, acima você viu o nível Technician vai substituir o nível de entrada e passará a ser o novo Entry Level.

Se você quiser mais informações sobre os demais níveis veja esse artigo abaixo que fala de todas as mudanças:

“Entenda o que Muda nas Certificações Cisco em Fevereiro de 2020“

Se você quiser conhecer um pouco da história de um dos exames de certificação mais famoso do mundo veja esse artigo:

“CCNA – Um pouco da história do exame de certificação da Cisco“

 7 11
Share Now

Marcelo Brenzink do Nascimento

Sou um dos fundadores do Portal da DlteC do Brasil, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações em 1998 pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR em 2003. Trabalho na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Já passei por empresas como Siemens, Impsat (atualmente CenturyLink), Senai-PR, Dimension Data (atualmente NTT) e outras empresas. Sou certificado ITIL Foundations, CCNA, CCNP Enterprise, IPv6 Fórum Certified Network Engineer (Gold), IPv6 Fórum Certified Security Engineer (Silver) e Hurricane Electric IPv6 Certification Sage.

11 Responses

  • Anderson 5 de agosto de 2019 at 17:47

    Olá, parabéns pelo artigo. Só gostaria de confirmar uma informação que aparentemente está incorreta. Pelo site da Cisco, parece que a Cyber Ops continua existindo também, pelo menos por enquanto. https://learningnetwork.cisco.com/community/certifications/ccna-cyber-ops

    Reply
    • Marcelo Brenzink do Nascimento 6 de agosto de 2019 at 11:36

      Oi Anderson, as certificações atuais continuam valendo até 23 de fev de 2020… como disse no artigo a partir de 24 de fev de 2020 TUDO MORRE e apenas o CCNA 200-301 fica no lugar deles.

      Reply
      • Anderson 6 de agosto de 2019 at 14:19

        Mas entrando no link vai ver que, diferente das outras, a Cyber Ops não contém o alerta sobre 24 fev de 2020. Por isso surgiu a dúvida se ela vai ser mantida.

        Reply
        • Marcelo Brenzink do Nascimento 6 de agosto de 2019 at 14:53

          Não vai, a Cisco foi clara em seus anúncios informando que TODOS OS CCNAs (incluindo CCENT e CCDA) serão descontinuados na virada. Qualquer coisa veja esse artigo: https://www.dltec.com.br/blog/cisco/entenda-o-que-muda-nas-certificacoes-cisco-em-fevereiro-de-2020/

          Reply
  • Kelton 12 de agosto de 2019 at 9:09

    ótimo artigo, bem esclarecedor, obrigado professor.

    Reply
    • Marcelo Brenzink do Nascimento 12 de agosto de 2019 at 11:53

      De nada!

      Reply
  • Adilson 17 de setembro de 2019 at 11:47

    Caramba acho que vou acabar sendo prejudicado com essa mudança. Faço meu CCNA na Fundação Bradesco no Estado do Amapá o curso é oferecido gratuitamente para interessados, sendo que estou no modulo 2 e o Voucher que é dado gratuitamente eu no caso aluno só pode retirar ao termino do modulo 4. Esse modulo só vai terminar no final de 2020. Conclusão vou ter que pagar a prova do meu bolso antes do termino da validade do CCNA atual que faço, mais de contra partida caso tenha aprovação ganho um upgrade sem precisar fazer a nova prova.

    Reply
  • Cisco CCNA 200-301 versus CCNA 200-125 | DlteC do Brasil 2 de março de 2020 at 11:27

    […] Artigo: Novidades da Certificação CCNA 200-301: O que realmente tem de novo? […]

    Reply
  • Rubens 21 de abril de 2020 at 22:25

    Boa noite, Marcelo.
    Excelente materia, tirou bastante minhas duvidas.
    Porém acompanhando o site da Cisco.
    Ainda não tem nenhuma atualização sobre essa mudança do Cisco CCNA Ops, que seria apartir de Fevereiro, e já estamos indo para Maio.
    https://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/exams/current-list/200-201-cbrops.html

    Será que vai se manter?

    Reply
  • Jurley 31 de maio de 2020 at 10:13

    Bom dia Prof.
    gostaria de saber em relação a prova ser aplicada em inglês, a Dltec tem como ajudar o aluno que não tem afinidade com o inglês a saber interpretar as perguntas durante o curso CCNA?

    Reply
    • Marcelo Brenzink do Nascimento 1 de junho de 2020 at 12:55

      Existe um curso de Inglês básico chamado Inglês em Vancouver no portal e também um capítulo de preparação final para isso, porém para enfrentar uma prova em inglês você deve ter nível de leitura e interpretação de texto.

      Reply

    Leave a Reply Cancel Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Previous Post Conheça as Principais Ferramentas de Gerenciamento de Redes de Mercado
    Next Post LPIC-1: Gerenciando Pacotes do Linux com RPM e YUM

    Artigos Populares

    • Subrede IP: Máscaras possíveis para classes A, B e C
    • Qual a Diferença entre Modelo OSI e TCP/IP?
    • Passo a Passo para Resolver Problemas de Conectividade de Rede
    • Como descobrir o MAC de um host se eu tenho apenas o IP?
    • Configurando Porta e VLAN em Switch Cisco de Acesso

    Entre para a lista vip

    Cursos Online Gratuitos com Opção de Certificado
    • Contato
    • Crie sua conta
    • Login

    DlteC do Brasil - Todos os direitos reservados