Certificação em TI – 10 boas razões para correr atrás da sua

Tempo de leitura: 4 minutos

certificação em tiSer um profissional certificado no mercado de TI têm muitos benefícios. Algumas óbvias, outras nem tanto, vamos citar 10 boas razões para você correr atrás de uma certificação em TI.

1. Mais dinheiro
Para muitos essa é a razão número 1. Obter uma certificação em TI pode levar a um aumento de salário em sua posição atual, uma promoção, ou ser contratado para uma posição diferente, que paga mais.

2. Vantagem Competitiva
Obter uma certificação pode ser a vantagem competitiva necessária para vencer uma concorrência para a mesma posição. O objetivo de uma certificação em TI, seja ela qual for, é provar que você domina um certo conhecimento. Imagine você como sendo o empregador – você analisa centenas de currículos e faz diversas entrevistas com candidatos. Para qual candidato você daria mais crédito – para um que diz que sabe realizar o trabalho ou para um que tem uma certificação para provar que sabe?

3. Atualização
Uma certificação – especialmente as que exigem renovação – não apenas lhe confere novos conhecimentos, mas também lhe dão a oportunidade de se manter constantemente atualizado.

4. Networking
Hoje em dia o mundo gira baseado em conexões – quem você conhece pode ser determinante na solução de um problema, ou em uma contratação. Através do processo de certificação você terá uma ótima oportunidade de conhecer, se conectar, com pessoas que compartilham o mesmo interesse que o seu.

5. Aumento da auto-estima
Você estudou, você fez o teste, e a unidade certificadora lhe concede o título de merecedor do selo de aprovação. Isso é muito mais que um tapinha nas costas! Alcançar a certificação irá aumentar a sua auto-estima e lhe assegurar que você pode realizar as metas que você planeja.

6. Mais negócios
Se você é um consultor ou analista que trabalha por conta própria uma certificação em TI pode ajudá-lo a obter mais negócios. As vezes pode ser muito difícil promover um negócio próprio  e ser capaz de exibir o seu status de certificação pode dar a seus clientes potenciais um empurrão na direção certa.

7. Mais contratos
Sua empresa também pode angariar mais contratos se os seus funcionários são certificados. Vamos dizer que você é o cliente e você está pesando suas opções – você não iria sentir-se melhor sabendo que as pessoas que você está pagando para fazer um trabalho são certificadas para fazer o que eles fazem?

8. Mais recursos
Para conseguir uma certificação é necessário uma série de investigação, pesquisa e aprendizagem – que por sua vez podem lhe fornecer recursos para seu uso no dia-a-dia. Está enfrentando problemas em um campo específico? Use os seus recursos de aprendizagem como referência quando chegar a hora de aplicar seu conhecimento.

9. Obter gratuitamente
É do interesse de sua empresa garantir que seus funcionários são bem treinados e são capazes de fazer um bom trabalho. Às vezes isso envolve o pagamento de certificações para o empregado como parte dos benefícios do seu cargo. Quel tal contactar seu gerente ou o departamento de RH e verificar se existe algum plano de benefício para a obtenção de certificações na sua área?

10. Auto-Promoção
As certificações são algo para se orgulhar! Uma vez que você é um profissional certificado, você pode mostrar o quanto você é capaz a todos os seus amigos e familiares. Só não se esqueça de usar seu julgamento pessoal sobre a medida certa na hora de se auto-promover – A DlteC não é de modo algum responsável por danos causados pelo ciúme.

Bem, agora que tal compartilhar conosco um pouco de sua opnião…Se você tem uma certificação em TI, que é o maior benefício para você? Qual foi o maior benefício, enquanto você estava trabalhando para o obtenção dessa certificação? Se você deseja obter uma certificação o que você percebe ser o maior benefício que essa certificação irá lhe proporcionar?

DLTEC ACESSO PREMIUM

Tenha acesso a todos os nossos materiais de estudo, cursos, technotes, biblioteca virtual e grupo secreto no Facebook. Seja Premium!

Aprenda as tecnologias mais procuradas no mercado de trabalho e prepare-se para as principais certificações de infra de TI do mercado.

Clique aqui para acessar nossa área de membros premium!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.