Como Conseguir Aumento de Salário com Certificações Cisco

Tempo de leitura: 5 minutos

cisco ccna certificateUma verdade indiscutível – O mercado de trabalho está cada mais competitivo, por isso nesse artigo veremos como as certificações da Cisco podem afetar seu salário.

E no ambiente de TI o cenário não é diferente, muito pelo contrário, cada vez mais pessoas chegam no mercado de trabalho e buscam seu lugar ao sol.

Conseguir uma boa posição pode ser uma tarefa árdua…

Contudo, um pouco de experiência e um bom leque de certificações no seu currículo podem ser a chave para uma promoção ou um novo emprego.

Conseguindo Aumento Salarial com Certificações da Cisco

Em toda profissão, quanto maior experiência e conhecimento maior será o seu piso salarial. A obtenção de certificações Cisco é uma decisão que pode consumir um certo tempo e dinheiro, e por isso, deve ser avaliada com cuidado. Se você tem o interesse em seguir uma carreira relacionada à tecnologia de redes, então as certificações Cisco são uma excelente opção.

As certificações Cisco são muito bem vistas no mercado de trabalho de redes/tecnologia. As empresas, mesmo as que não utilizam equipamentos da Cisco, costumam utilizar as certificações Cisco como métrica para avaliar o conhecimento em redes dos profissionais do meio.

Atingir um nível elevado nas certificações Cisco pode levar a um aumento considerável no seu nível de renda, sem contar que novas oportunidades de emprego com certeza irão aparecer.

A figura abaixo mostra o resultado de uma pesquisa salarial entre aqueles que possuem conhecimentos básicos de rede e aqueles que possuem certificação CCNA, CCNP ou CCIE. Fica óbvio que os profissionais com certificação Cisco possuem uma média salarial elevada. (Fonte indeed.com)

Outra pesquisa da Indeed.com mostra que quanto maior o nível de certificação Cisco maior o salário total do profissional.

Estes resultados são, obviamente, um bom sinal para quem quer investir o seu tempo e dinheiro para alcançar estas certificações.

Como Aumentar o seu Salário com uma Certificação Cisco

Então, por onde começar? Como posso melhorar meu salário com uma certificação Cisco?

Tendo ou não experiência em TI a porta de entrada para as certificações Cisco é o CCNA (Cisco Certified Network Associate). Existem dois caminhos possíveis para você conseguir o CCNA:

  • você pode fazer apenas um exame: CCNAX – recomendado para candidatos com mais experiência e que tem uma vaga real para CCNA R&S em vista.
  • ou você pode fazer dois exames: CCENT (ICND-1) e ICND2 – recomendado para candidatos com menor experiência e que tem intenção de fazer concurso público.

A vantagem de se fazer o exame CCNAX é que você consegue o seu CCNA com apenas uma prova, no entanto isso torna o exame um pouco mais difícil já que o conteúdo é mais extenso.

A segunda opção, você divide o seus estudos em duas partes e ao passar no ICND1 você já recebe a certificação CCENT (Cisco Certified Entry Networking Technician).

Portanto em duas provas ao invés de ter uma certificação, no final do processo você terá duas certificações válidas e reconhecidas pela Cisco.

Clique abaixo para saber mais sobre qual opção é a melhor para você, se fazer o CCNA R&S em uma ou duas provas: “O que William Shakespeare tem a ver com o CCNA Routing and Switching? O dilema de tirar o CCNA em uma ou duas provas…

Como comentamos a certificação CCENT é o primeiro passo que você deve dar na carreira de certificações Cisco em busca do seu CCNA R&S.

A partir desse ponto você terá uma série de opções dependendo do seu interesse. A Cisco oferece algumas opções dentro da carreira CCNA, por exemplo:

  • CCNA Security
  • CCNA Wireless
  • CCDA

Se o seu interesse é na área de design você deve considerar estudar para a certificação CCDA (Cisco Certified Design Associate) que é focada no design de soluções Cisco e não na administração da rede.

Avançando sua Carreira nas Certificações Cisco

A Cisco também oferece certificações de nível profissional e nível expert, incluindo CCNP, CCDP e CCIE.

Há também um número de certificações de especialidades disponíveis em nível avançado em várias áreas diferentes.

Veja abaixo as divisões das certificações Cisco disponíveis para cada nível e especialidade:

A carreira de voz foi substituída pela de Colaboração, porém as restantes continuam válida.

Abaixo segue uma lista com algumas das especialidades:

  • Advanced Routing and Switching
  • Data Center
  • VPN and Security
  • Wireless LAN

Alcançar certificações Cisco de nível profissional, como por exemplo o CCNP R&S, irá ajudar a promover sua carreira e aumentar o seu salário.

Sua área de especialidade irá depender de seus interesses e perspectivas de carreira, mas qualquer caminho que você escolher será um passo para cima.

Espero que esse artigo e os dados expostos aqui sejam úteis para auxiliar você a tomar uma boa decisão nos investimentos em educação que possam fazer no futuro.

O investimento na carreira de certificações Cisco com certeza compensará seus esforços no final da jornada.

ACESSO PREMIUM DLTEC

Garanta acesso completo a todos os nossos cursos e recursos premium e dê um upgrade na sua qualificação em infraestrutura de redes.

Clique aqui e conheça o ACESSO PREMIUM DLTEC

Você terá acesso aos melhores e mais completos cursos online em infra de TI do mercado, tais como:

– Curso Completo de Redes
– IPv6
– Certificação Cisco CCENT
– Certificação Cisco CCNA
– Certificação Cisco CCNP
– Linux
– Telecom
– e muito mais…

São cerca de MIL HORAS de conteúdo para você estudar e conquistar um currículo profissional diferenciado.

>> Garanta o seu acesso premium aqui

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.