CCNA Dúvidas e Mitos

Tempo de leitura: 9 minutos

CCNAO exame de certificação CCNA é cercado por muitos mitos e mistérios que são o resultado da sobrecarga de informação disponíveis na Internet, como literatura excessiva, livros e opiniões de diversas pessoas e autores. Neste post eu vou tentar esclarecer alguns desses mitos e responder a algumas perguntas que muitos alunos e leitores fazem sobre o exame.

1. Existe uma ordem específica para as questões e simulações?

Não há ordem preestabelecida. Embora as perguntas sejam classificadas de acordo com as áreas de objetivo do CCNA, a ordem das perguntas no exame em si é aleatória. As perguntas não estão agrupadas de forma alguma. Este mesmo princípio aplica-se às simulações. A simulação pode ser tanto a primeira como a última questão da prova.

2. As perguntas reais do CCNA estão disponíveis em algum site ou vendidas em algum lugar da Internet?

A Cisco não publica as questões do exame de certificação, pois existe até um termo de confidencialidade que o aluno deve assinar digitalmente quando realiza a prova do CCNA. Várias empresas e sites oferecem questões práticas para o exame de certificação, como pass4sure, testking e outras. Ao utilizar estes produtos leve em conta que, além do grau de precisão das questões não ser chancelado pela Cisco, o banco de dados de teste de certificação oficial é atualizado periodicamente pela Cisco. O mais importante é entender o conteúdo por trás de cada questão e não decorar esses materias, mas utilizá-los como conteúdos de apoio ao seu estudo.

Peço Menos de 1 Minuto Antes de Continuarmos o Post!

Gostaria de acessar TODOS os nossos cursos Cisco e demais áreas?

Clique aqui e saiba como ser um assinante DlteC.

3. As questões variam de acordo com as respostas fornecidas pelo aluno?

Não. Esse é um dos mitos mencionados anteriormente. Os exames da Cisco não são adaptativos. Ao iniciar o seu exame de certificação, o sistema já sorteou um conjunto de questões que compõem o teste específico.

4. Qual a influência que a pesquisa de marketing tem no teste?

Nenhuma influência, é apenas uma pesquisa.

5. Quais são os tópicos mais importantes para o exame?

Todos os temas e objetivos do exame são importantes. Não há tópicos maior ou menor relevância. Uma única pergunta pode ser a diferença entre passar ou não! No entanto, existem alguns tópicos do exame que exigem mais atenção do que outros,  pois normalmente são mais extensos e tem maior probabilidade de serem cobradas mais questões sobre eles. Estes temas são:

* Subneting.

* Switching.

* VLANs.

* Os protocolos de roteamento OSPF e EIGRP.

* Comandos de configuração.

6. Quantas simulações  caem em cada teste?

Em um teste típico de 55 perguntas que geralmente são:

* 3-6 questões de drag & drop.

* 1-3 simulações. De todas as simulações geralmente caem 1 ou 2 que exigem configurações de roteadores e swicthes via CLI.

O restante serão questões de múltipla escolha, além disso o foco das simulações no CCNA são para duas áreas básicas:

* Competência na configuração de equipamentos Cisco

* Habilidades de resolução de problemas

7. Quais os objetivos do exame / tópicos incluem simulações?

Os tópicos que incluem simulações estão todos listados no exame de certificação como “set”, “diagnose” e “resolve failed”.

Alguns tipos de exames incluídos no exame são:

– Exercícios de configuração:

Eles vão desde tarefas simples, como a configuração de senhas em um dispositivo, para tarefas mais complexas como configurar rotas padrão, protocolos de roteamento, listas de acesso e NAT.

– Exercícios para corrigir problemas e falhas (trobleshooting):

Diagnóstico dos problemas de configuração de endereços IP (endereço ou máscara de subrede errada), configurações incompletas, problemas com roteamento estático ou dinâmico, erros de configuração nos protocolos de conexão serial WAN e protocolos de autenticação.

8. O comando de ajuda (Help) do IOS (interrogação “?”) funcionam nas simulações do CCNA?

Sim,  o ponto de interrogação “?” funciona bem nas simulações. É possível que em alguns Centros de Teste no mundo o ponto de interrogação não funciona ou pode ser difícil de encontrar devido às configurações de teclado do Windows.

9. Uma resposta errada é descontada da nota total da prova?

Não. Simplesmente você não terá a nota da questão no total da prova.

10. Os exames de certificação mudam de tempos em tempos? Em quanto tempo aproximadamente?

Sim. Existem dois tipos de mudanças que afetam os exames de certificação.

Alterações dos objetivos que são avaliadas em cada exame de certificação. Ou seja, o conteúdo que é necessário estudar para o exame está sujeito a  modificações periódicas. Essas são mudanças grandes e resultam em uma mudança de versão no exame. Estas mudanças ocorrem a cada 3 ou mais anos. Até a versão do exame ser alterada, o conteúdo a ser estudado é o mesmo.

Alterações relativas a perguntas que compõem o banco de dados do exame de certificação. Este banco de dados é parcialmente alterado em períodos de tempo relativamente curto, na ordem de 6 meses. Isso não inclui uma mudança de objetivos, mas simplesmente uma renovação de questões. O conteúdo necessário estudar para passar no exame de certificação não é influenciada.

11. Existe alguma maneira de saber quais questões foram respondidas de forma incorreta?

No final do exame, o Centro de Testes oferece a pontuação do exame. Esta é a única referência detalhadas que os resultados do exame de certificação. A nota no exame é uma discriminação das áreas alvo que tiveram sucesso em suas respostas. Por exemplo, configurar e solucionar problemas de VLANs em switches com 80%. Não há maiores detalhes do que isso.

12. Quais as meneiras mais indicadas para se preparar para obter a certificação CCNA?

Há muitas maneiras de se preparar para o exame de certificação CCNA. O mínimo necessário, em minha opinião é:

* Fazer um curso presencial ou on-line que tenha conteúdo prático e simulados de laboratório. Uma boa opção são os cursos preparatórios da DlteC On-line.

* Ter um guia bom livro para se preparar para o exame de certificação. Uma boa opção são nossos ebooks: clique aqui e saiba mais..

* Use um simulador em casa, no seu próprio computador, para trabalhar os aspectos práticos do exame, por exemplo, o Cisco Packet Tracer ou o GNS3.

* Crie topologias e faça as configurações sozinho, como se estivesse implementando uma rede em uma empresa real. Comece com dois roteadores e dois swicthes, aumentando pouco a pouco a complexidade e requisitos dessa implementação.

* Pratique bastante as questões que você conseguir na Internet e/ou cursos que você realizou e se prepare para resolver o mais rápido possível. Uma boa dica para metodologia de resolução é a de “resolver pelo absurdo”, ou seja, inicie procurando respostas erradas, normalmente em provas de múltipla escolha ela se mostra uma boa técnica.

13. Quanto tempo dura a certificação CCNA e como faço para me recertificar?

O CCNA atualmente tem validade de 3 anos e para recertificação você tem duas opções:

A. A opção mais simples é fazer um exame CCNA Routing & Switching ou certificações CCNA em outras áreas de especialização como CCNA Security, CCNA Security e CCNA Wireless. Isso permite o crescimento em certificações e incorpora novos conhecimentos em áreas específicas, como segurança, comunicações unificadas ou sem fio. Um teste simples pode estender sua certificação CCNA por mais 3 anos.

B. A opção mais complexa é partir para o nível profissional, como o CCNP Routing & Switching. Passando em um único exame do CCNP automaticamente você recertifica seu exame CCNA por mais 3 anos, porém você deve obter o CCNP no prazo de três anos da aprovação no primeiro exame, ou seu CCNA irá perder a validade.

14. Eu posso deixar as questões que eu tiver mais dúvidas para responder no final ou revisar a prova antes de finalizar?

Não. Uma vez respondida e submetida a questão não tem como voltar, revisar ou alterar sua resposta.

15. Existe alguma vantagem em fazer o CCNA em Inglês?

Sim. Você ganha  30 minutos extras pelo fato do Inglês não ser sua língua nativa.

Dica – se você ainda não tem um bom conhecimento em inglês, não perca tempo. O inglês é muito importante para o desenvolvimento de sua carreira no mercado de TI. Para começar a aprender inglês online utilize nosso curso de Inglês Vancouver, é GRATUITO.

16. É permitido uso de calculadora  na prova do CCNA?

Não. Calculadoras, celulares ou lap-tops deverão ser guardados em local apropriado no centro de testes e você deverá entrar na sala somente com o material fornecido por eles, normalmente você receberá papel/caneta ou uma pequena placa plástica e caneta para quadro branco para utilizar como rascunho durante a prova. Lembre-se que você será filmado durante o exame e poderá ser penalizado por tentar trapacear durante a prova, portanto vamos estudar, nada de “cola’.

Espero que esse post complemente os anteriores sobre o CCNA e ajude na sua preparação para a prova!

Prof. Marcelo Nascimento.

SEJA UM CCNA – ACESSO PREMIUM DLTEC

Garanta acesso completo a todos os nossos cursos e recursos premium e dê um upgrade na sua qualificação em infraestrutura de redes.

Clique aqui e conheça o ACESSO PREMIUM DLTEC

Você terá acesso aos melhores e mais completos cursos online em infra de TI do mercado, tais como:

– Curso Completo de Redes
– IPv6
– Certificação Cisco CCENT
– Certificação Cisco CCNA
– Certificação Cisco CCNP
– Linux
– Telecom
– e muito mais…

São cerca de MIL HORAS de conteúdo para você estudar e conquistar um currículo profissional diferenciado.

>> Garanta o seu acesso premium aqui

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.

  • Luiz Felipe

    Boa noite Marcelo, possuo ceriticação CCNA que vence em julho de 2013. Pretendo tirar o CCNP, porém fiquei com algumas dúvidas na questão das validades das certificações.

    Se eu passar em uma das provas do CCNP, o CCNA que eu possuo irá valer por mais 3 anos? ou seja, até 2016? depois de passar em uma prova do CCNP qual é o prazo que tenho para concluir as outras provas do CCNP, 2016 ou 2013?

    • http://www.facebook.com/bscimento Marcelo Brenzink Do Nascimento

       Olá Luiz Felipe, sobre a recertificação do CCNA você pode fazer qualquer outro CCNA (Voice, Security, Wireless ou Service Provider), prova do ICND-2, qualquer prova do CCNP Routing e Switching ou o CCIE escrito.

      Sobre o prazo para tirar o CCNP são 3 anos a partir da primeira prova que você fez, ou seja, você vai ter que passar nas 3 provas em 3 anos.

  • Fabriciodoiss

    Marcelo,

    Se caso, perder a data do exame, vc perde totalmente o pagamento ?!

    • http://www.facebook.com/bscimento Marcelo Brenzink Do Nascimento

       Infelizmente sim, não passou tem que pagar novamente 100% do valor da prova para poder refazer e se não me engano somente após um tempo padrão entre 24 e 48 horas depois.

  • Marcio

    Olá Marcelo,

    Estou querendo obter a certificação CCAI, como devo fazer?

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Marcio, você deve procurar uma Academia Cisco e verificar se eles tem o treinamento de instrutor aberto ao público. Se você já tem CCNA terá que fazer um fast track, que é uma versão mais rápida do curso e também o course orientation ou então fazer um curso aberto para instrutores, isso depende de cada regional.

  • Bruna Gomes

    Boa Tarde, sou recem formada em T.I e estou querendo tirar uma certificação CISCO – CCNA, por onde devo começar? qual curso começar? depois de qtos cursos, posso fazer a prova? obgda pelas informações.

  • Bruna Gomes

    Boa Tarde, sou recem formada em T.I e estou querendo tirar uma certificação CISCO – CCNA, por onde devo começar? qual curso começar? depois de qtos cursos, posso fazer a prova? obgda pelas informações.

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Bruna, assista a essa palestra que ministrei sobre o CCNA nova versão que deve te ajudar mais que palavras! http://youtu.be/PgoOfmkpkus

      Prof Marcelo Nascimento
      DlteC do Brasil