Como recuperar IOS em switches Catalyst 2960

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje me deparei com mais um problema em envolvendo um switch 2960 que faz parte da infraestrutura da DlteC e resolvi escrever esse artigo para compartilhar como recuperar IOS em switches Cisco Catalyst 2950 ou 2960. Lembrando que a mesma operação vale também para os modelos 2900XL, 3500XL, 2940, 2970, 3550, 3560, e 3750.

Infelizmente a opção na maioria dos switches para recuperação de IOS é transferindo via X-Modem, ou seja, transferir o IOS diretamente via console para a memória flash do switch, uma operação muito mais lenta que o TFTPDNLD disponível nos roteadores para recuperação de IOS. Apesar da demora o procedimento é relativamente simples.

Quando o switch perde o IOS ou então ele está corrompido um prompt “switch:” será mostrado, é o Rom Monitor do switch. Da mesma maneira que acontece com os roteadores as opções de comandos são limitadas nesse modo de execução.

Você pode começar com um dir flash: para verificar o conteúdo da flash e tentar forçar uma inicialização com o IOS que estiver presente nela com o comando “boot flash:nome-do-ios.bin“, se não funcionar ou não houver IOS válido aí não temos outra opção a não ser utilizar o X-Modem. Existem switches com entrada USB, aí você pode copiar o IOS para a flash utilizando um pendrive (copy usbflash0:nome-do-ios.bin flash:).

Utilizando o X-Modem, primeiro lembre-se que por padrão a console tem uma taxa de 9.600 bps e é recomendável aumentar para o máximo de 115.200 bps, você pode fazer isso primeiro no switch com o comando “baud rate 115200“.

Depois você precisará ter o IOS gravado no computador que você está fazendo console ao switch, abrir o Hyperterminal ou programa de terminal que suporte transferência de arquivos via X-Modem, executar o comando no switch “copy xmodem: flash:nome-do-ios.bin” e esperar (dependendo do tamanho da imagem do IOS pode ser bastante!). Veja tela abaixo do Hyperterminal.

Tela x-modem switch

Ao final reinicialize o switch e suba o arquivo de configuração backup, caso ele tenha sido apagado da flash.

Você pode subir o arquivo de configuração backup em modo privilegiado com o comando “copy xmodem: startup-config“, o switch vai perguntar se é para gravar na start, dê um entra, depois é só escolher o arquivo no Hyperterminal e enviar para o switch.

Não esqueça também de voltar o console para a velocidade padrão de 9600 bps, você pode já fazer direto em Rom Monitor com o comando “baud rate 9600” ou em modo de configuração da linha de console com o comando “speed 9600“.

line console 0
 speed 9600

No final reinicialize mais um vez o switch e estará tudo OK!

É isso aí pessoal, hoje ficamos por aqui e voltamos com mais posts em breve!

Prof Marcelo Nascimento
Equipe DlteC do Brasil

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.

  • Fausto Soares Maciel

    Já tive que usar deste procedimento em um switch da Caixa Econômica,bem legal!

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Fausto, agradecemos seu comentário!

  • Gabriel Lacerda

    Boa noite, estou com certa dificuldade em restaurar, tenho um switch catalyst 2940 8TT-S e realizei todo o procedimento acima. Ele até chega a carregar um pouco a IOS 12.1, porém trava e não vai mais. No switch eu não consegui alterar o baud rate, acredito que seja isso que esteja dando erro. Eu uso um emulado de terminal extraputty. poderia me dar alguma dica técnica? Obrigado e parabéns pelos post’s.

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Oi Gabriel, não deve ser o baud rate senão nem apareceria nada na tela, porém se a velocidade for baixa deve demorar muito tempo mesmo.

  • Marlon Pinheiro

    Ola amigo, voce tem conhecimento com Switchs da Korenix? estou com um um problema enorme aqui, pois pois estou com uns aqui que perderam as configurações e fica somente em uma tela de opção onde nao consigo passa da mesma:
    esta é tela que aparece pra mim.

    Boot Loader Rev 1.0.0.3 for JetNet5012G (15:58:35, Dec 14 2009)

    Firmware Error – Bad Magic Number

    Command List:

    (0) Setup configuration

    (1) Upgrade boot loader

    (2) Upgrade firmware

    (3) Upgrade flash image

    (r) Reset system

    Command: 2

    Please input file name of firmware : copy tftp 10.0.101.242 b.bin

    Usage:

    tftpboot- boot image via network using TFTP protocol

    and env variables ipaddr and serverip

    Firmware size error

    Acima mostra quando eu clico na opção 2 e tento qualquer comando pra enviar nao consigo da um erro de envio.
    quando eu coloco somente o nome ele nao faz nada… fica como se estivesse pesquisando mais não axa.

    abaixo: quando eu digito a tecla “D” (que é a unica tecla q aceita eu digitar) ele pede uma senha… mais fica travado e nao consigo digitar nada.

    Command List:

    (0) Setup configuration

    (1) Upgrade boot loader

    (2) Upgrade firmware

    (3) Upgrade flash image

    (r) Reset system

    Command: d

    Please Input Password:

    Pelo seus conhecimentos vc tem alguma dica a me fornecer… agradeço a ajuda.

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Infelizmente não vamos poder ajudar, aqui por enquanto o foco é Cisco.