Configurando recursos de Presence no CUCME – CCNA Voice

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá caros alunos da DlteC e leitores do blog, hoje vou mostrar como configurar o recurso de presence (conhecido também como BLF) para monitoração de telefones no Cisco Unified Callmanager Express.

Antes de começar, certifique-se que você está utilizando uma versão de CUCME que suporta essa recurso!

Vamos direto a um exemplo prático onde já temos os ramais 6000 e 6001 criados e queremos monitorar através do 6000 o ramal 6001:

!
ephone-dn  1
number 6001
description Gerencia-6001
allow watch
!
!
ephone-dn  2
number 6000
description Secretaria-6000
!

ephone  1
device-security-mode none
mac-address xxxx.yyyy.zzzz
button  1:1
!
ephone  2
device-security-mode none
mac-address xxxx.yyyy.zzzz
blf-speed-dial 1 6000 label “Gerencia″
button  1:2

!
presence
presence call-list
!

sip-ua
presence enable
!

Os comandos que habilitaram o presence são os em destaque, portanto com essa configuração quando o ramal 6001 receber ou fizer uma ligação um ícone no botão do speed-dial do ramal 6000 indicará essa condição. Esse ícone aparecerá como uma nova linha no telefone e com o nome (label) “Gerencia”, o qual ficará vermelho quando o telefone 1 (linha 6001) ficar off-hook, conectado ou no estado de DND.

Veja a figura abaixo de um exemplo que tenho configurado em meu ramal pessoal, onde eu monitoro os ramais da Ana e do Alexei. Ao ligar para o prof Alexei o ícone do BLF com o ramal dele mostra que o telefone está sendo chamado e o speed-dial ficou vermelho, permitindo que eu monitore o status do seu telefone e não desperdice tempo tentando ligar quando ele já está ocupado.

Presence no CUCME - BLF
Presence no CUCME – BLF

Para que a configuração seja aplicada será necessário resetar os telefones envolvidos, caso não funcione entre com o comando “create cnf-files” dentro do telephony-services.

Você pode testar em seu laboratório utilizando o GNS3 e o Cisco IP Communicator sem problemas algum, o packet tracer já não suporta esse tipo de configuração. Nós na DlteC utilizamos um CUCME internamente em nosso escritório (com Cisco 2801, telefones 7911G e CIPC) e temos também o CUCM/CUC/CUPS instalados em laboratório, portanto o que mostramos em nossos cursos e posts realmente funciona!

Hoje ficamos por aqui e até a próxima!!!

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E lembrem-se de um ponto importante. O CCNA Voice exige que você tenha os conhecimentos do CCNA Network. Se você ainda não fez o CCNA Network matricule-se nos dois cursos juntos (CCNA Network + CCNA Voice) e aproveite descontos especiais.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.