Curso CCNA – Questão de modelo OSI

Tempo de leitura: 1 minuto

Olá pessoal, vou compartilhar nesse post questão enviado por aluno do curso CCNA Online sobre modelo OSI retirada da Internet.

Pergunta: Analisando a saída do comando ping abaixo, que foi dado para o gateway padrão com IP 10.0.0.1 a partir de um micro de usuário pelo administrador de redes da empresa, responda: “Em que camada do modelo OSI podemos dizer que está o problema?”

C:\> ping 10.0.0.1
Pinging 10.10.10.1 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.
Request timed out.
Request timed out.
Ping statistics for 10.0.0.1:
Packets: sent – 4, Received = 0, Lost – 4 (100% loss
)

A. Camada de enlace
B. Camada de aplicação
C. Camada de acesso
D. Camada de rede
E. Camada de distribuição

Fácil essa concorda? Se cair uma questão parecida com essa é somente para os sortudos!

A resposta é simples e é a alternativa “D”, pois o ping e trace testam a camada 3 ou de Rede ou Internet (no TCP/IP). Para testar a camada 4 temos o comando netstat do Windows. Já para testar a pilha inteira do modelo OSI temos que usar o Telnet, por exemplo, porque se ele funcionar todas as camadas inferiores também funcionaram.

Apesar de um assunto antigo e que pode parecer fácil, o modelo OSI continua caindo no CCNA e outros diversos concursos e provas, além disso, é obrigação de todo profissional de redes conhecer e dominar esse assunto! Vamos lembrar com a figura abaixo as sete camadas do modelo de referência OSI:

modelo de referência osi
Modelo de referência osi

Continuem enviando questões para o CCNA ou CCNA Security que vocês acharem interessantes que vamos postar no blog e não esqueçam de nos informar se desejam ou não ter seu nome citado no post! Caso não diga nada não citaremos o nome.

Até a próxima!

Prof Marcelo Nascimento.

Não Ignore essa Oportunidade!

Você pode acessar hoje a TODOS os nossos cursos Cisco e das demais áreas como Linux e Telecom por uma pequena mensalidade.

Clique aqui e Descubra…

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.