Gerenciando Switches Cisco com o Cisco Network Assistant (CNA)

Tempo de leitura: 4 minutos

O Cisco Network Assistant (CNA) é uma ferramenta simples de utilizar, baseada em web (não precisa de servidor) e que pode economizar tempo com a descoberta de equipamentos e configuração com suporte a redes de até 40 dispositivos.

Ele pode ser utilizado para redes com ou sem fio e simplifica a configuração, implementação, gerenciamento e manutenção de redes Cisco fornecendo uma visão de rede centralizada e permitindo que os administradores de rede administrem Switches, roteadores e APs Cisco.

Outro ponto importante é que o Cisco Network Assistant não tem custo e pode ser baixado a partir do centro de download de software da Cisco no link abaixo (faça download da última versão).

http://www.cisco.com/cisco/software/navigator.html?mdfid=279230132&catid=268439477

A operação dele é bem simples, sendo que você precisará fazer uma busca pelos dispositivos de rede inserindo a rede ou subrede IP que o programa fará a busca. Depois de localizados os dispositivos serão mostrados em uma tela com suas devidas conexões. Veja a tela inicial na figura abaixo, note que você precisará criar um usuário no site da Cisco, chamado de CCO, tanto para fazer o download do programa como para utilizá-lo.

Cisco Network Assistant

Após digitar seu usuário e senha do CCO escolha “Create Community” na próxima página e clique em OK para configurar a varredura pelos equipamentos, veja a figura abaixo. Note que ao configurar para que a busca fosse feita em uma sub-rede com 256 IPs o programa informou que a varredura poderia demorar. A partir desse ponto será pedido o usuário e senha de acesso de cada dispositivo Cisco encontrado.

Cisco Network Assistant

Ao final da busca uma tela como a da figura abaixo será mostrada com os dispositivos que foram encontrados e quais o aplicativo conseguiu conexão via HTTP ou HTTPS em verde, portanto será preciso habilitar um desses serviços para que haja a possibilidade de configuração dos dispositivos Cisco via CNA.

CNA-post-fig-3

Quando a descoberta for finalizada 100% clique em OK e veja a rede ser montada e a tela com o mapa da rede seja exibido conforme figura abaixo.

CNA-post-fig-4

O CNA possui cinco opções básicas de uso para os equipamentos que foram descobertos e você entrou com um usuário e senha válida:

  • Setup: disponível para a série Cisco Catalyst Express 520.
  • Configure: algumas opções são disponíveis apenas para switches e outras para routers e switches, quando você clica na opção desejada o equipamento disponível para aquela configuração será listado, se ele não está listado é porque não suporta a opção.
  • Monitor: utilizado para monitoração, por exemplo, para verificar uso de CPU, memória e utilização de link.
  • Troubleshoot: permite fazer testes de ping e trace.
  • Maintenence: permite vários recursos como Upgrade de IOS, verificar utilização da flash, gravar arquivos de configuração e fazer reload ou reset de fábrica nos dispositivos.

O recurso de monitoração tanto do CNA como do SDM e CCP é muito útil para administradores de rede que estão iniciando ou não possuem ferramentas mais avançadas de gerenciamento de redes, pois uma pergunta constante que recebemos de alunos que estão atuando é “Como eu vejo a utilização de um determinado link ou se meu Switch ou router está sobrecarregado?”, com essas ferramentas essa visualização é simples e gráfica, permitindo que você tenha uma boa noção de quando é necessário solicitar mais banda de WAN para uma operadora ou inserir mais um link de trunk entre switches em seu Etherchannel.

Veja um exemplo na figura abaixo, onde a partir do CNA clicamos no link entre o switch e o roteador, selecionamos Link Graphs e a utilização do link em porcentagem é mostrada em tempo real.

CNA-post-fig-5

É isso aí então pessoal, por hoje ficamos assim e nos vemos em um próximo artigo!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!!!

Prof Marcelo Nascimento

Venha conhecer nossos Cursos preparatórios para certificações Cisco  e tenha muito mais recursos para trabalhar com o Cisco IOS.

Cursos online, baixo custo, material atualizado, simulados, tutoria especializada e muito mais. Venha aprender redes, Cisco e muito mais com a DlteC do Brasil.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.