Já fiz o CCNA 640-802, o que muda no novo conteúdo do CCNAX 200-120 de interessante?

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá caros amigos, alunos e leitores do blog da DlteC!

Tenho recebido alguns e-mails de alunos e alunos com a pergunta “Já fiz o CCNA 640-802 e queria aprender as diferenças da nova versão do CCNAX 200-120, vale a pena? O que preciso estudar?”. Na minha visão vale a pena sim, pois o novo material do CCNA Routing and Switching traz uma visão mais prática e responde a algumas questões do dia a dia de um CCNA.

Até por isso resolvemos dividir o curso em dois e não deixar em um material só, porque estudamos a fundo o material e percebemos vantagens, tanto porque as outras carreiras não exigem mais o CCNAX e apenas o CCENT vale como pré-requisito, portanto que não quer ir para a carreira de R&S pode economizar um pouco, o que não é ruim…

Mas falando em alterações, o que muda de mais importante e também interessante é o seguinte:

  • Saem diversos conceitos de segurança e WLAN.
  • Os conceitos e configurações de IPv6, nesse novo material foi realmente inserido o IPv6 de uma forma mais prática. Em nossos cursos o IPv6 está no CCNA CCENT, no curso CCNA ICND-2 você estuda troubleshooting e como implementar o OSPFv3.
  • Sai o RIP e o OSPFv2 traz novidades que eram vistas apenas no CCNP Route sobre LSAs e Multiarea.
  • Entra o IOS versão 15 e suas características de licenciamento.
  • Entra gerenciamento com configurações do Syslog, SNMP e Netflow, um assunto que após os cursos recebíamos vários questionamentos sobre como gerenciar a rede, como verificar banda, como saber quem está “comendo” mais banda na rede e assim por diante. Com esse tópico você consegue ativar e ensinamos a interpretar o essencial para a prova e sua vida prática.
  • Configurações de switches mais avançadas, com roteamento entre VLANs em switches L3, Etherchannel e BDPU Guard, apesar de que em nosso material já trazíamos esses conceitos devido a necessidade na prática, porém agora escrevemos com foco na certificação também.
  • Mais troubleshooting, dicas sobre cenários práticos e resolução de problemas.
  • Novos conceitos de WAN, incluindo configuração de interface ADSL e PPPoE.

Na prova muita gente tem postado na Internet que essas alterações mais profundas não estão caindo, porém estou aqui passando o que mudou no material da própria Cisco, objetivos do exame CCNAX, CCENT/ICND-1 e ICND-2.

Para quem já conhece um pouco de IPv6, já configurou interfaces e fez o IPv6 trocar rotas com qualquer protocolo de roteamento basta estudar o material do nosso curso CCNA ICND-2 que terá uma bela revisão de conceitos jé estudado e maioria do material novo está nesse curso.

Para quem fez o CCNA 640-802 e não aprendeu muito bem o IPv6 vale a pena fazer os dois ou apenas atualizar com o ICND-2 e partir direto para o CCNP Route, as duas opções são válidas.

Para quem busca a recertificação o ICND-2 valida seu CCNA por mais três anos.

É isso aí pessoal, espero ter ajudado e também encontrá-los em nossos cursos!

Prof Marcelo Nascimento

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.

  • Emildo de Jesus Silva

    Prof. Então o curso de CCENT/ICND1(100-101) e CCENT/ICND1(200-101) equivale ao curso de CCNA R&S? Qual dos dois tenho que fazer para adquirir a certificação?
    Aguardo sua resposta.. Abraço

  • Emildo de Jesus Silva

    Prof. Então o curso de CCENT/ICND1(100-101) e CCENT/ICND1(200-101) equivale ao curso de CCNA R&S? Qual dos dois tenho que fazer para adquirir a certificação?
    Aguardo sua resposta.. Abraço

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Emildo, dividimos o material do CCNA R&S em dois cursos, por isso para fazer a prova única chamada CCNAX 200-120 você precisa dos dois cursos, primeiro faça o CCENT e depois o ICND-2, ou compre o pacotes cursos com um ano de acesso.

      Prof Marcelo Nascimento
      DlteC do Brasil

      • Emildo de Jesus Silva

        OK! Comprado.

  • Cassio Gilla

    professor , qual é a media de alunos aprovados nas certificaçoes cisco dos alunos da dltec ?? obrigado .

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Oi Cassio, no security, voice e CCNP Route 100% de aprovação. Nessa nova versão não tivemos muita gente fazendo a prova, mas quem tentou passou!

  • http://www.eletronicaostentacao.blogspot.com Andre Amorim

    Olá! Professor boa tarde!
    Sou formado em Engenharia Eletrônica/Telecom e gostaria de saber se quem é formado e tem alguma certificação cisco tem fácil absorção pelo mercado.
    E onde posso fazer a prova para a certificação?
    Muito Obrigado!