Não obrigado, eu uso Linux!!”

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o lançamento do Windows 8, uma ideia interessante surgiu no fórum do CrunchBang Linux. O usuário merelyjim postou um tópico com o título “No thanks, I got Linux” onde sugere para os amantes do Linux que doem para sua distribuição favorita o mesmo valor que pagariam por uma atualização do Windows 8.

É difícil expressar o que o Linux tem feito por mim. Eu aprendi mais com o Linux do que jamais aprendi com o Windows. Tenho feito parte de comunidades dinâmicas que se envolveram em argumentações apaixonadas, discussões inteligentes…Ao invés de apenas me permitirem “tentar e fazer as coisas funcionarem” houveram aqueles que procuraram me guiar na direção correta, mesmo quando eu não queria enxergar. Eu tenho eterno agradecimento por todos que estiveram dispostos a compartilhar o seu tempo e experiência comigo, mesmo aqueles que eu nunca conheci pessoalmente.

Então, em 26 de outubro de 2012, em vez de dar a Microsoft $ 79,99 para a atualização do Windows 8, eu vou doar o mesmo valor para a distro Linux que eu mais uso. E eu convido você a se juntar a mim nessa ação.

Eu realmente não me importo com que distro, somos todos família. Se você preferir, faça a doação para um projeto de Código Aberto específico. Se você não pode dar monetariamente, pelo menos, espalhe a ideia.

Eu quero que a comunidade Linux mostre para a Apple, Google, Microsoft e Oracle que nos importamos, que cuidamos um dos outros e que existem muito mais de nós do que eles imaginam. E para os que contribuírem eu espero que também enviem um email ou tweet para o fabricante do seu hardware informando que você usa esse hardware rodando um kernel Linux.

por merelyjim on CrunchBang Linux.

Uma bela iniciativa que resolvi replicar aqui. Muitas distribuições Linux não são mantidas por empresas e existem graças a milhares de desenvolvedores espalhados ao redor do mundo, que trabalham duro para desenvolver e manter o projeto. Um exemplo disso é a distribuição Debian, uma das mais famosas e reconhecida pela sua eficiência e estabilidade, que é mantida por quase mil desenvolvedores ativos espalhados pelo mundo que são voluntários em seu tempo livre. Poucos se conhecem pessoalmente e se comunicam através de email e IRC.

Existem diversas formas de se contribuir com a sua distro favorita, em muitas delas é possível comprar um CD com a distro (ao invés de simplesmente baixar a iso do site). Mas não é só com dinheiro que você pode colaborar. Para o projeto Debian, por exemplo, você pode também doar equipamentos ou ajudar com sua contribuição intelectual. Existe espaço para todos os tipos de contribuidores, muitos pensam que somente os que sabem programar podem ajudar mas não é bem assim. Muitos projetos necessitam de designs, documentadores, tradutores e etc…Mais um vez, utilizando o Debian como exemplo, você pode conferir nesse link como ajudar com o projeto Debian.

Se o Debian não é sua distro favorita, não tem problema. Procure no site da sua distro preferida por informações de como você pode colaborar.

Então é isso aí…Se você está disposto a contribuir com certeza terá um espaço para você.

DLTEC ACESSO PREMIUM

Acesse o curso “Linux Essentials” em nossa área premium.

Aprenda como dar seus primeiros passos no Linux e a dominar a linha de comandos (CLI).

Clique aqui para ativar o curso Linux Essentials!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.