Recomendações para jovens entrarem no mundo Linux

Tempo de leitura: 2 minutos

Jim-Zemlin_Linux-FoundationCom o avanço do Big Data e de novas tecnologias que funcionam em ambientes de código aberto, aumentam as oportunidades no mercado de trabalho para profissionais especializados em linux e software livre.

O director-executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, afirma que há uma grande procura por talentos com capacidades em open source e tenta encorajar os universitários que querem seguir uma carreira nessa área.

Mas como começar? Durante uma palestra numa conferência TEDx, realizada nos Estados Unidos, Zemlin disse que a indústria e o criador do Linux, Linus Torvalds, têm aprendido muitas lições com esta tecnologia. E ele acha que essa aprendizagem pode ser aplicada pelos jovens talentos que estão começando sua carreira em Linux.

Abaixo as quatro recomendações que Zemlin deixou para os futuros profissionais em Linux:

1 – “Não sonhe grande”
“Na minha apresentação na TEDx, eu partilho a história de como Linus começou o Linux”, disse Zemlin. “Ele não tinha grandes sonhos, apenas um desejo sincero de criar, aprender e partilhar. Isso é tudo o que você precisa. Olhe para a criação de Linus. Ninguém poderia imaginar que seria tão grande”.

2 – Invista tempo num projeto
Segundo Zemlin, muitas pessoas estão ganhando dinheiro distribuindo software de código aberto. Ele destaca que muitas empresas estão no negócio do Linux e do open source. A sua sugestão aos jovens que estão saindo da universidade é que eles dediquem tempo a um projeto open source e construam um currículo e a sua reputação nesse ambiente.

“O seu código é o seu currículo. Se fizer isso bem, não há nenhuma dúvida de que uma empresa lhe vai pagar muito bem”, diz.

Aos que não sabem por onde começar, Zemlin recomenda que procurem um programador mentor do kernel Linux, por exemplo, ou uma oportunidade de formação em Linux.

3 – Tenha um plano
O desejo de criar, aprender e partilhar, antes mencionado, abrirá portas aos jovens na comunidade. Zemlim afirma que se esse jovem tiver o plano de criar nessa área e tornar essa ideia uma prioridade, será notado muito rapidamente.

4 – Procure ser o melhor
“Ninguém gosta de um idiota (…),  isto é sério”, disse Zemlin.

Ele destaca que os jovens devem colaborar, participar de debates e defenderem os seu pontos de vista. A sua ideia pode ser vencedora, como há testemunhos na comunidade Linux.

Como diz o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a melhor ideia e implementação devem sempre vencer. “Não tenha medo de provar que a sua ideia é a melhor”, finaliza o director da Linux Foundation.
(Katherine Noyes/CIO/IDG Now!)

Fonte: http://www.computerworld.com.pt/2013/06/04/recomendacoes-para-jovens-entrarem-no-mundo-linux/

DLTEC ACESSO PREMIUM

Acesse o curso “Linux Essentials” em nossa área premium.

Aprenda como dar seus primeiros passos no Linux e a dominar a linha de comandos (CLI).

Clique aqui para ativar o curso Linux Essentials!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.