Como ter um time de profissionais de TI de alto desempenho

Tempo de leitura: 4 minutos

Profissionais de TI
Profissionais de TI

Apesar do desemprego nos Estados Unidos estar acima de 8%, para os profissionais de TI esse porcentual está em menos de 4%. Essa taxa de desemprego para especialistas em áreas como rede, segurança e gerente de banco de dados é ainda menor. Mas, ao mesmo tempo, os profissionais de TI estão menos suscetíveis a trocas de emprego, dificultando o processo de escolha para preencher vagas em aberto. Diante deste desafio, como criar uma equipe de TI de alto desempenho?

Vamos focar primeiro na aquisição de talentos. Você deve colocar sua companhia de forma que as pessoas a considerem quando estiverem buscando por uma nova oportunidade. Na essência, você precisa partir para um modelo de recrutamento persistente. Se seu grupo abre uma posição apenas depois de alguém deixar a equipe ou quando um orçamento é aprovado, provavelmente, você não encontrará a mão de obra adequada no tempo necessário e também não estará no mercado quando o candidato ideal estiver buscando por um emprego.

Faça um pipeline de recrutamento. Ou seja, para posições comuns, aquelas que você sabe que precisará de alguém para os próximos 12 meses, monte um plano e tenha seu departamento de recursos humanos sempre em busca do profissional de TI com o perfil adequado. Bons exemplos são: especialistas em Java, desenvolvedores móveis, gerentes de projetos e engenheiro de rede. Recrute e entreviste pessoas constantemente essas posições e, se encontrar uma pessoa de tenha um alto nível de adequação, contrate, ainda que não tenha a posição em aberto.

Como você precisará daquele talento, contrate-o e coloque-o no próximo projeto mais apropriado. Você não apenas terá o talento mapeado como disponível para quando for necessário, mas você terá que desenvolver uma reputação para executar essa busca, dando à sua companhia uma área de conforto para quando um funcionário de alto nível, que raramente troca de emprego, decidir buscar uma nova oportunidade.

Outra tática essencial é expandir seu pipeline de recrutamento para funcionários e recém-graduados. Muitas companhias apenas olham para pessoas com mais experiência. Engenheiros mais novos podem, por exemplo, contribuir com muito mais que os gestores imaginam, especialmente, se sua empresa possuir programas bem estabelecidos de treinamento e educação.

Excelentes resultados podem ser obtidos quando times de pessoas talentosas, entusiasmadas e mentes brilhantes são combinadas com engenheiros mais experientes. Todo mundo tem um bom desempenho. Eles trarão energia para sua empresa. E ainda que eles demorem alguns anos para se tornarem mais experientes e grandes líderes, eles estarão em sua companhia. Se não começar, você nunca os terá.

O investimento em treinamento e educação que você faz nos funcionários será revertido em mais produtividade, engajamento e retenção. Coloque para os profissionais de TI as competências e capacidades para o atual cargo e para o próximo passo na carreira. Você precisa oferecer um programa de treinamento para que os funcionários, em especial os mais jovens, possam avançar. Em um mercado tão competitivo como o atual, a clareza na carreira e o investimento em treinamento ajudarão e muito sua empresa.

Você também pode usar como tática buscar esses profissionais de TI talentosos em outras localidades. Não se limite a uma ou duas áreas metropolitanas. Ao adicionar localidades, você pode até encontrar pessoas por um custo mais baixo.

Você também não pode se esquecer de revisar sua abordagem de recrutamento. Aplique melhorias baseadas em métricas. Em qual método você consegue o candidato ideal com mais frequência? De onde tem vindo seus melhores candidatos? Depois de analisar resultados de seleção por vários anos, entendi que a melhor forma de selecionar bons candidatos é referenciá-los e a pior é por empresas que buscam pessoas ou por anúncios. Com esse tipo de investimento, você poderá desenvolver e sustentar um time de alto desempenho, mesmo em mercados com poucos bons profissionais.

DLTEC ACESSO PREMIUM

Tenha acesso a todos os nossos materiais de estudo, cursos, technotes, biblioteca virtual e grupo secreto no Facebook. Seja Premium!

Aprenda as tecnologias mais procuradas no mercado de trabalho e prepare-se para as principais certificações de infra de TI do mercado.

Clique aqui para acessar nossa área de membros premium!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.


Baseado no artigo original em InformationWeek Brasil

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.

  • OI Gente é Urgente! Ofereço oportunidade impar a 03 profissionais formados
    e preferencialmente com experiências sólidas para sociedade na Risin, sob os perfis,
    entendimentos, disposição e aceitação:
    1- O1 especialista em Engenharia de software para
    web;
    2- 01 especialista em Análises e Gestão de projetos para web;
    3- 01 especialista em Marketing, Propaganda e
    Publicidade.
    a) Que entendam, acreditem na ideia, tenham condições de enriquecê-las
    com seus conhecimentos e que residam em cidades do RJ próximas a Niterói;
    b) Dispostos a trabalharem office house com reuniões constantes até conquistar resultados;
    c) Analisar, selecionar e dirigir os prestadores de serviços terceirizados;
    d) Aceitem a condição de o seu trabalho representar 80% da
    integralização do Capital Social (10% cotas /cada) sendo o saldo pago sob 10% dos resultados a serem distribuídos.
    Intreressados… p/ saber mais e melhor diretoria@risin.com.br