O que é a certificação Cisco CCNA afinal?

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá pessoal, atendendo a vários internautas que são iniciantes na área de TI, os quais não estão familiarizados  com o processo de certificação, resolvi escrever esse post para esclarecer o assunto sobre o CCNA e o processo de certificação em geral.

CCNA R&SO que é CCNA?

O Cisco Certified Network Associate Routing and Switching ou CCNA R&S ® é uma certificação do fabricante Cisco, o qual tem como objetivo validar a capacidade do candidato para instalar, configurar, operar e solucionar problemas em redes de tamanho médio compostas por Roteadores e Switches, incluindo a implementação e verificação de conexões para sites ou unidades remotas conectadas via uma rede WAN.

Peço Menos de 1 Minuto Antes de Continuarmos o Artigo!

Certifique-se CCNA Conosco! 98% de Aprovação na Primeira Tentativa!

Clique aqui e Descubra como…

O currículo atual do CCNA inclui diversos protocolos, tecnologias e configuraçãoes em roteadores e switches Cisco, tais como IP versões 4 e 6, Enhanced Interior Gateway Routing Protocol (EIGRP), Open Shortest Path First (OSPF), Routing Information Protocol versão 2 (RIP v2), VLANs, HSRP, Listas de controle de acesso (ACL), VTP, Spanning-tree Protocol, Rapid spanning-tree Protocol, BGP-4, conceitos de Virtualização e Redes Programáveis (SDN – Software Defined Networking), dentre outros, sendo esse um diferencial dessa certificação:

Ensinar não somente assuntos proprietários da Cisco no CCNA, mas principalmente tecnologias que se aplicam a quaisquer fabricantes, como HP, 3Com, Dlink, Juniper, Huawei e outros.”

Porém vale citar que toda parte prática do CCNA é baseada no Cisco IOS e sua CLI (Command Line Interface).

Atualmente o CCNA pode ser obtido de duas maneiras:

  1. Através da prova única acelerada chamada CCNAX (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated) ou
  2. Realizando dois exames: primeiro o ICND-1 (Interconnecting Cisco Networking Devices Part 1) e depois o ICND-2 (Interconnecting Cisco Networking Devices Part 2).

O exame ICND1 é também uma certificação Cisco.

Passando no exame ICND-1 você recebe o título de CCENT ou Cisco Certified Entry Networking Technician, ou seja, uma certificação de entrada ou “Entry Level” que serve como ponto de partida para certificar-se CCNA R&S, CCNA Security, CCNA Wireless ou CCDA (Design).

Mas afinal o que e quem é a Cisco?

Cisco CCNAA Cisco Systems, Inc. é uma companhia multinacional sediada em San Jose Califórnia, Estados Unidos da América.

A atividade principal da Cisco é o oferecimento de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de Roteadores e Switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.

No começo de suas operações a Cisco fabricava apenas roteadores de grande porte para empresas mas gradualmente diversificou o seu negócio passando a atender também ao consumidor final com tecnologias como o VoIP e Colaboração ao mesmo tempo, em que seu segmento corporativo era ampliado.

A Cisco foi fundada com base na cultura e nos princípios da comunicação aberta, confiança, integridade e retribuição à comunidade. Estes são os mesmos valores que, atualmente, são encontrados na empresa.

Qual a vantagem de fazer o CCNA e onde poderei trabalhar?

cisco ccna mercado de trabalhoA principal vantagem do CCNA é a oportunidade de estudar e aprender os mais diversos protocolos de redes e também poder aplicar os conhecimentos na prática, seja com simuladores ou equipamentos reais.

Sobre o mercado de trabalho para um CCNA é bastante amplo, mas vamos resumir aqui os principais:

  1. Parceiros da Cisco: revendas, integradoras de solução e outras empresas que são ligadas oficialmente ou não à Cisco;
  2. Escolas e Centros de Treinamento para CCNA: por exemplo a própria DlteC;
  3. Clientes da Cisco: aqui temos empresas de todos os portes e nas mais diversas áreas, tais como operadoras de telecomunicações;
  4. Como Empreendedor: como um prestador de serviços autônomo ou abrindo sua própria empresa, podendo por exemplo, uma revenda de equipamentos Cisco e prestadora de serviços.

Nesse artigo você encontra mais informações sobre mercado de trabalho e oportunidades para profissionais certificados CCNA: “Qual o mercado de trabalho para um profissional certificado CCNA?

Como posso estudar para tirar a certificação CCNA?

cisco switch ccnaEm primeiro lugar quero deixar claro que não existe um pré-requisito para que você faça a prova do CCNA, pois existe uma confusão com o CCENT por ele ter sido colocado como “Entry Level”, porém não há esse pré-requisito.

Além disso, você não precisa fazer um curso oficial para validar o exame, se você quiser pode estudar sozinho!

Na internet estão disponíveis os mais diversos materiais e documentações sobre o CCNA, mas a preparação em si para a prova depende muito do seu nível de conhecimento em redes e como você gosta de estudar.

A preparação pode incluir opções como:

  • Treinamento presencial;
  • Treinamento On-line;
  • Webaulas;
  • Laboratórios práticos reais ou com simuladores;
  • Simuladores de exame;
  • Materiais de estudos (famosos tutoriais);
  • Apostilas e Ebooks;
  • Vídeo aulas.

Resumindo tudo isso, você terá que estudar parte do conteúdo teórico, parte que terá prática com comandos de configuração e resolução de problemas, laboratórios simulados e questões que misturam de tudo um pouco.

Portanto o material a ser utilizado deve contemplar tudo isso, ou seja, além do conteúdo teórico deve ter prática e exercícios, pois o sucesso em qualquer prova de certificação é praticar bastante antes de realizar a prova.

Clique no link a seguir para ver as Perguntas Frequentes sobre o CCNA.

Porque escolher a DlteC para ajudar na minha preparação para o CCNA?

iStock_000002807197XSmallA DlteC do Brasil oferece para seus assinantes Premium que estão se preparando para a Certificação CCNA um material definitivo, ou seja, completo e exclusivo.

Nossos cursos online tem um conteúdo único, o qual contém toda a teoria (leitura e vídeo aulas), prática com simuladores e exercícios para que você tenha sucesso no CCNA.

Além disso, os alunos tem acesso a diversos fóruns de discussão e a Tutores (professores) online 24h por dia 7 dias da semana para tirar suas dúvidas.

Nossa metodologia tem garantido uma aprovação nas certificações na primeira tentativa de 98%, ou seja, você vai passar de primeira no exame de certificação CCENT e depois no CCNA.

Essa é a vantagem de ser a empresa com o melhor curso não oficial Cisco, pois podemos ousar e fazer o que realmente faz a diferença para nossos alunos.

Nos preocupamos também com a sua vida prática como profissional certificado, pois não adianta ter uma certificação e não saber aplicar, no mercado você precisa provar que você realmente pode agregar valor a empresa com os conhecimentos aprendidos no processo de certificação.

Com tudo isso, você vai se preparar de forma exemplar para a prova de certificação Cisco e para o mercado de trabalho ao mesmo tempo, em uma mesma plataforma de ensino e com material atualizado!

Qual o futuro que posso escolher após o CCNA? Que certificações Cisco posso tirar após o CCNA?

A Cisco oferece diversas carreiras nas mais variadas áreas de TI, tais como Roteamento e Switching, Segurança, Wireless, Datacenter e outras.

Após o nível Associate (o “A” do CCNA) você pode partir para o nível profissional (CCNP) ou até chegar ao expert (CCIE)!

Para cada nível existem diversas certificações Cisco a serem tiradas.

Por exemplo, para o CCNP Routing e Switching você terá que enfrentar 3 provas: CCNP ROUTE, CCNP SWITCH e CCNP TSHOOT, sendo que a primeira tem foco em protocolos de roteamento avançados, a segunda em switching avançado e a terceira em resolução de problemas de redes (troubleshooting em inglês).

Até um próximo post!

Prof. Marcelo Nascimento

Você está em busca da certificação Cisco CCNA?

Temos cursos online para o Brasil inteiro e exterior, pois você faz tudo via Internet!

98% de Aprovação, Grupo Fechado no Facebook, Material Completo, Suporte Premium e muito mais para que você chegue lá e ultrapasse suas metas!

Dica: o primeiro degrau rumo ao CCNA é a certificação CCENT. Clique aqui e saiba mais…

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.

  • http://trust11.url.ph Rone Bazilio

    Para tirar a CCENT tem que ser feito exame pratico?

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Rone, na prova caem questões teóricas e práticas.

      Prof Marcelo Nascimento
      DlteC do Brasil

  • http://trust11.url.ph Rone Bazilio

    Mas tem que ser feito lab?

  • http://trust11.url.ph Rone Bazilio

    Mas tem que ser feito lab?

    • http://www.dltec.com.br DlteC do Brasil

      Olá Rone, não entende mal a resposta, mas o que tem que ser feito são configurações pertinentes ao conteúdo cobrado na prova, como configurar protocolo de roteamento, configurar interfaces, etc.

      Veja esse vídeo sobre uma palestra que ministrei, deve te ajudar: http://youtu.be/PgoOfmkpkus

      Prof Marcelo Nascimento
      DlteC do Brasil

  • João Antonio

    No texto encima esta falando sobre “prova de certificação Cisco”, não consegui entender muito bem essa parte… eu faço a prova onde?? tenho que pagar alguma coisa? onde eu faço a inscrição e como funciona isso??