Para que serve a porta auxiliar do roteador? – CCNA

Tempo de leitura: 1 minuto

Olá caros alunos e leitores do blog da DlteC, hoje vamos estudar para que serve a porta auxiliar do roteador, a qual pode ser utilizada para acesso remoto discado via Modem e linha telefônica convencional ou então para backup discado da linha principal (baixa velocidade).

A porta auxiliar é conectada a um modem utilizando o mesmo cabo de console com um adaptador DB-9 para DB-25, pois a entrada serial dos modems é feita por um conector DB-25, ou então através de um cabo especial com uma ponta RJ-45 e outra em DB-25, porém ainda é um cabo do tipo rollover, assim como o cabo de console com um conector diferente na ponta do modem.

Porta aux do roteador Cisco
Porta aux do roteador Cisco

Já o modem é conectado a uma linha telefônica comum para que possa ser realizado um acesso remoto discado (dial-up) ao roteador.

Outro uso da porta auxiliar é para realizar um backup discado, porém como a velocidade é muito baixa é somente para aplicações simples ou também possibilitar acesso remoto, portanto se a linha principal cair, normalmente uma linha privada, o roteador faz uma discagem para outro roteador para que seja aberta uma conexão de dados via a linha discada utilizando o PPP por questões de segurança, pois o PPP permite a configuração de um usuário e senha para fechar a conexão.

Backup Discado via Auxiliar
Backup Discado via Auxiliar

Por hoje ficamos com esses conhecimentos, espero que vocês tenham gostado e caso tenham alguma sugestão de post é só colocar no comentário que os mais pedidos serão analisados com muito carinho.

Até uma próxima!!!

Se você quer aprender a dominar o mundo das redes se matricule agora mesmo em um dos nosso cursos online. Curso CCNA NetworkCurso CCNA Security e Curso CCNA Voice.

A DlteC do Brasil oferece o melhor em treinamentos online para você. Venha estudar conosco.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.