Protocolos de sinalização e controle de dispositivos VoIP – CCNA Voice

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal, nesse artigo vou abordar os pricipais protocolos de controle de chamadas e dispositivos de VoIP e Telefonia IP que você irá aprender durante o curso preparatório para o CCNA Voice da DlteC, porém na certificação Cisco CCNA Voice apenas o conceito básico será cobrado sobre os protocolos de sinalização, pois eles serão estudados com mais detalhes a partir do CCNP Voice.

Segue abaixo uma breve descrição de cada um deles.

H.323

Conjunto de protocolos criados pela ITU-T para permitir comunicação multimídia (áudio/voz em tempo real, vídeo e dados) através de ambientes de rede de pacotes. O protocolo H.323 muitas vezes é chamado de “protocolo guarda-chuva”, pois embaixo dele temos diversos outros protocolos cada um tratando de uma área específica da comunicação multimídia. Mais informações clique aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/H.323).

 Media Gateway Control Protocol (MGCP)

Protocolo de sinalização de voz criado pela IETF, o qual permite que gateways de voz sejam controlados por um call agent centralizado em um modelo cliente/servidor. Normalmente esses “agentes” chamados “call agents” controlam dispositivos finais (edge devices / dispositivos dos usuários) que podem ter um custo menor pela “inteligência” do sistema estar centralizada e não nos dispositivos dos usuários.  Para maiores informações clique aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mgcp)

Skinny Client Control Protocol (SCCP)

Protocolo de sinalização proprietário da Cisco utilizado para controlar os telefones IP Cisco. O SCCP também pode controlar portas analógicas (FXS) como um serviço complementar para os gateways de voz (Supplementary Features in Cisco IOS Gateways) através de um servidor Cisco Unified Communications Manager ou Cisco Unified Communications Manager Express (Cisco Unified CME). Assim como o MGCP a inteligência do SCCP está centralizada no CUCM ou CME, tornando os telefones IP Cisco equipamentos “burros” que passam as informações para que o controlador de chamadas tome as decisões.

Session Initiation Protocol (SIP)

Protocolo de sinalização de voz criado pelo IETF como uma alternativa mais leve que o protocolo H.323. Utiliza nas suas trocas de mensagem uma forma modificada do esquema de URLs utilizado na troca de e-mails pelo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Para maiores informações clique aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/Session_Initiation_Protocol).

Os gateways da Cisco podem suportar todos os protocolos citados acima dependo da versão de IOS e feature set instalada nele. Já os telefones IP da Cisco suportam normalmente o SCCP e/ou SIP, porém você deve verificar no datasheet de cada equipamento qual protocolo é suportado.

Espero que vocês tenham gostado e até uma próxima!

Para se matricular e começar a estudar basta efetuar sua matrícula na página do Curso CCNA Voice da DlteC. Não perca tempo, matricule-se agora mesmo.

E lembrem-se de um ponto importante. O CCNA Voice exige que você tenha os conhecimentos do CCNA Network. Se você ainda não fez o CCNA Network matricule-se nos dois cursos juntos (CCNA Network + CCNA Voice) e aproveite descontos especiais.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.