Ferramentas para Proteger sua Privacidade na Internet

Tempo de leitura: 4 minutos

Agente 86, saudades dessa série...
Agente 86, saudades dessa série…

Tendo em vista todas as denúncias e comentários sobre a privacidade na Internet seguem algumas ferramentas de código aberto criadas com o apoio da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma entidade americana que defende a liberdade e privacidade dos usuários na internet que ajudam a manter a sua privacidade na web. Vale a pena conferir.

Obs: Os mais novos talvez não saibam que é esse aí da foto, mas com certeza os com mais de 30 devem se lembrar do Agente 86. Tem quem diga que ele foi o idealizador do celular, com o seu sapato fone. Mas o que isso tem a ver com o tema do artigo? Na verdade quase nada!!! mas como o tema é ligado a espionagem eu me lembrei dessa série que via quando ainda estava no colégio. 😆

Tor

Inicialmente desenvolvido como um projeto de pesquisa da Marinha americana, o Tor virou um projeto livre que ajuda a proteger a localização dos internautas. Depois de instalar o aplicativo no computador, o usuário pode acessar a internet por meio de “túneis virtuais” que não permitem que ninguém intercepte sua navegação ou determine onde ele está ou de onde publicou determinado conteúdo.

A tecnologia, segundo Rainey Reitman, diretora de ativismo da EFF, é usada por ativistas, jornalistas e pessoas que precisam acessar determinados sites na internet que são bloqueados em algumas regiões. O Tor não permite esconder, no entanto, a identidade do usuário na web. “A ferramenta ainda é difícil de usar e lenta e por isso precisamos da ajuda de desenvolvedores”, disse Rainey, durante a edição 2013 da Campus Party .

link para o site do projeto do Tor: https://www.torproject.org/

Pidgin

Um cliente para mensagens instantâneas que suporta Google Talk, MSN, ICQ e outros serviços de chat pela internet, o Pidgin permite bater papo com os amigos com a certeza de que as conversas não estão sendo armazenadas pelas empresas. “As empresas guardarão apenas uma mensagem criptografada, que não pode ser lida”, explica Rainey.

Ao instalar o cliente no computador, o internauta pode fazer login em várias contas de serviços de mensagens instantâneas ao mesmo tempo. O serviço, que não exibe anúncios e é gratuito, está disponível para computadores com sistema operacional Windows e Linux.

site do pidgin: http://www.pidgin.im/

HTTPS Everywhere

Uma extensão gratuita que já está disponível para o navegador Firefox, da Fundação Mozilla, e para o Google Chrome, permite que o usuário acesse a versão segura de todos os sites na internet, ou seja, as que possuem a URL iniciada por https. “Muitos sites na internet possuem uma versão https, mas dificultam seu uso”, alerta Rainey.

Depois de instalada a extensão, quando o internauta digitar o endereço da URL no navegador, o aplicativo automaticamente reescreve a solicitação para que o navegador se conecte à versão segura do site. Isso previne que as informações enviadas entre o computador do internauta e o servidor onde o site está hospedado sejam interceptadas por terceiros.

site do projeto HTTPS Everywhere: https://www.eff.org/https-everywhere

TOSBACK

A ferramenta TOSBack quer alertar os usuários sobre mudanças nos termos de uso de sites como Facebook, Twitter e outros, que podem mudar sem aviso prévio. Na página do projeto, que monitora mudanças nos textos dos termos de uso de diversos serviços, os usuários podem consultar o texto do termo atual e cópias das versões anteriores.

O recurso é útil, por exemplo, para notar mudanças importantes, como o compartilhamento de informações de usuários de dois serviços mantidos pela mesma empresa — recentemente o Instagrammudou seus termos de uso para permitir o uso de dados de seus usuários pelo Facebook e vice-versa.

O TOSBack, no entanto, está parado no momento por falta de recursos. Para ajudar a colocar o projeto de volta no ar, Rainey promoveu uma maratona de programação na Campus Party para pedir a ajuda dos desenvolvedores brasileiros para desenvolver novos recursos e encontrar falhas no código da ferramenta.

No entanto algumas ferramentas similares podem ser encontradas, tais como o TOSBack3 e o TOSdr.

E você, conhece algum outro aplicativo? que tal compartilhar colocando a indicação nos comentários?

fonte: Tecnologia ig

DLTEC ACESSO PREMIUM

Acesse o curso “Linux Essentials” em nossa área premium.

Aprenda como dar seus primeiros passos no Linux e a dominar a linha de comandos (CLI).

Clique aqui para ativar o curso!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.