Acelerando as redes sem fio com os padrões 802.11ac e 802.11ad

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal, hoje vamos tratar da evolução das redes sem fio e a nova geração que vem por aí chamadas de 802.11ac e 802.11ad.

Através de uma pesquisa realizada pelo grupo Gartner as vendas de Wi-Fi devem ultrapassar os bilhão de unidades realizadas em 2010 para mais de três bilhões em 2015, isso devido ao padrão 802.11ac, o qual é o sucessor natural do atual  802.11n, por isso resolvemos escrever esse artigo com algumas características desses novos padrões que estão sendo desenvolvidos. Veja na figura abaixo uma mapa da evolução dos padrões wireless.

(Fonte da imagem: Reprodução/AnandTech)

O 802.11ac está preparado para fornecer velocidades a gigabit com frequências abaixo de 6GHz (incluindo o 2.4GHz e 5GHz utilizadas pelo 802.11n). Atualmente com a tecnologia “three-spatial-stream” o 802.11n consegue uma velocidade  de 450Mbps, porém com o novo “four-stream” o 802.11ac provavelmente conseguira uma melhor codificação e correção de erros podendo dobrar a velocidade com uma taxa de  40MHz ou acima, atingindo velocidades de 867Mbps. Além disso, os equipamentos 802.11ac podem também em versões posteriores suportar canais de 80MHz e 160MHz dobrando ou até quadruplicando as taxas de bit, podendo alcançar taxas teóricas (que isso fique bem claro “teoricamente”) de 7Gbps.

Já o 802.11ad visa a substituição dos cabos de áudio e vídeo utilizando a mesma tecnologia, porém operando em uma banda de 60GHz, propiciando canais mais robustos em termos de velocidade, porém a distâncias reduzidas.

Com as tecnologias 802.11ad para distâncias curtas e para LAN o 802.11ac é esperado uma maior simplicidade em operações como o roaming agregado a melhorias nas questões de segurança.

Em um segundo momento vamos abordar mais detalhes e características desses padrões entrantes no mercado de wireless!

DLTEC ACESSO PREMIUM

Acesse o curso de “Redes Completo Online” em nossa área Premium.

Aprenda mais sobre as tecnologias de Redes Wireless (redes sem fio) em um curso completo com material didático aprovado como Excelente por 99,80% dos alunos que já fizeram o curso.

Clique aqui para ativar o curso e inciar seus estudos em nossa área de membros premium!

Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.