Comando Send – Curso CCNA

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá Pessoal,

Vamos ver nesse artigo um comando bem simples de usar, com o qual podemos enviar mensagens na tela dos usuários conectados no seu roteador. Trata-se do comando “send”. Esse não é um comando cobrado na prova do CCNA, mas é bem útil em algumas situações e nem todos sabem que podem utilizá-lo.

Muitas vezes, em situações de troubleshooting ou mesmo em uma manutenção programada, mais de uma pessoa pode estar conectado em um roteador e com o comando send podemos enviar mensagens e trocar informações simples.

Para usarmos o comando send é muito simples. Veja sua sintaxe abaixo.

R2#send ?
* All tty lines
<0-81> Send a message to a specific line
aux Auxiliary line
console Primary terminal line
qdm Send a message to QDM client
tty Terminal controller
vty Virtual terminal
x/y Slot/Port for Modems

Vamos imaginar uma situação de campo bem comum na vida real. São duas da madrugada, você e um colega estão realizando uma manutenção programada no roteador R2. Você se encontra no datacenter em Curitiba, conectado na console do R2. Seu amigo está em São Paulo, conectado via telnet no R2. Durante a atividade você precisa enviar uma mensagem para seu amigo, mas seu celular está sem sinal!!! Você não vai querer sair da sala do datacenter e procurar por um lugar com sinal, certo??? Afinal, são 2h da manhã e você quer acabar logo com isso e ir para casa dormir. Nessa situação você e seu colega podem trocar mensagens via comando send.

Basta enviar a mensagem na line que em seu colega está conectado.

R2#send vty 0
Enter message, end with CTRL/Z; abort with CTRL/C:
oi…meu celular esta sem sinal.
vou desligar o router e trocar o modulo wic agora, ok?
confirme o recebimento da mensagem, por favor….
^Z
Send message? [confirm]
R2#

dica: para verificar as conexões existentes no router utilize o comando who.

Após confirmar a mensagem, seu colega que está em SP conectado na line vty 0 receberá a mensagem:

***
***
*** Message from tty0 to tty66:
***
oi…meu celular esta sem sinal.
vou desligar o router e trocar o modulo wic agora, ok?
confirme o recebimento da mensagem, por favor….

Caso você preferisse poderia enviar a mensagem para todos os usuários conectados no router, utilizando o comando “send *”.

Então é isso aí pessoal, espero que essa dica de comando seja útil…Vejam no vídeo abaixo um exemplo bem simples desse comando em ação.

E se você quer aprender mais sobre roteadores e switches Cisco venha estudar conosco. Nosso Curso CCNA Online cobre toda a matéria do CCNA e você ainda terá a sua disposição diversos recursos para melhorar o seu aprendizado. Simulados onlines, práticas em simuladores, fóruns de discussão e instrutores certificados para tirar suas dúvidas online.

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.