Entendendo do Proxy ARP

Tempo de leitura: 1 minuto

Olá pessoal, hoje vou escrever sobre um assunto que sempre gera dúvidas em muitos alunos: “Proxy ARP”.

O proxy ARP é um método onde um determinado roteador responde um ARP Request em nome de outro dispositivo. Este protocolo está definido na RFC-1027 foi desenvolvido no final dos anos 80 pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Texas em Austin devido à necessidade de segmentação de redes que utilizavam apenas uma classe de endereços IP sem divisão em sub-redes (veremos mais para frente nesse capítulo).

Naquela época, nem todos os dispositivos de rede podiam ter seus endereços de redes segmentados em sub-redes, ou seja, um endereço classe A não poderia ser dividido em duas, quatro, oito, ou outras quantidades de redes diferentes, pois os hosts somente reconheciam a classe de seu IP.

Com o método de Proxy ARP, foi possível que com um endereço de classe A configurado em diversos hosts com máscara padrão para esta classe fosse segmentados por roteadores ou firewalls que tivessem o método de Proxy ARP implementado, ou seja, uma classe em segmentos diferentes sem uso de sub-redes.

O Proxy ARP vem habilitado (comando “ip proxy-arp) em muitas versões do Cisco IOS, sendo recomendado que seja desabilitado caso seu uso não seja necessário (comando no ip proxy-arp).

Atualmente não é possível fazer a configuração de uma mesma rede IP em interfaces diferentes, por isso se você habilitar o Proxy ARP o roteador com esse comando habilitado iria fornecer seu próprio MAC para uma requisição ARP que viesse para um IP de uma rede que esse roteador conhecesse, mesmo que não fosse a melhor opção de roteamento.

Espero que vocês tenham gostado do artigo e até uma próxima.

Prof. Marcelo Nascimento

Venha conhecer nossos Cursos preparatórios para certificações Cisco  e tenha muito mais recursos para trabalhar com o Cisco IOS.

Cursos online, baixo custo, material atualizado, simulados, tutoria especializada e muito mais. Venha aprender redes, Cisco e muito mais com a DlteC do Brasil.

Sobre Marcelo B do Nascimento

Cofundador da DlteC do Brasil e 7Bit Tecnologia, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Certificado ITIL Foundations, CCNA Routing & Switching, CCNA Voice, CCNA Security e CCNP Routing & Switching.