Primeiro Estádio Online da Europa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cisco e o Real Madrid C.F. - Estádio Online

A Cisco e o Real Madrid C.F. anunciaram uma parceria que irá transformar o Estádio Santiago Bernabéu no primeiro estádio online na Europa, fazendo com que o Santiago Bernabéu seja um exemplo de inovação através da combinação da visão de entretenimento no desporto com a integração da solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi network.

O objetivo do Real Madrid e Cisco é disponibilizar para os torcedores a capacidade de utilizar dispositivos móveis e smartphones com alta velocidade de acesso e com segurança a várias aplicações, especialmente desenvolvidas para aumentar a interação com o estádio, ao mesmo tempo que acessam à internet e às redes sociais durante o jogo. Outro objetivo é encorajar os torcedores a utilizar a rede Connected Stadium Wi-Fi network para ligações via internet, a qual vai ajudar a aumentar a capacidade das redes móveis, permitindo aos espectadores mandar mensagens e fazer chamadas durante o jogo, algo que atualmente pode ser bastante difícil.

Mas você conhece a solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi network? Veja abaixo algumas características dessa solução.

Cisco Connected Stadium Wi-Fi network

A solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi oferece alta capacidade e cobertura abrangente em todo um estádio para dar suporte a uma combinação de aplicativos de back-office e de acesso para os torcedores. Com essa solução, a rede do estádio é estendida por meio de novos e comprovados produtos e tecnologias da Cisco em um design exclusivo.

Abaixo algumas características da solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi:

  • Oferece suporte aos requisitos exigentes de acesso e segurança das diferentes redes Wi-Fi usadas nas instalações, como ponto de vendas, emissão de bilhetes, sistemas de gerenciamento de negócios, convidados e prestadores de serviço, eventos especiais e acesso via Internet e para os torcedores.
  • Otimiza a capacidade para todos os dispositivos de clientes.
  • Atende aos requisitos rigorosos de estética dos estádios.
  • Supera a interferência de radiofrequência (RF) frequentemente introduzida pelos dispositivos wireless levados para eventos especiais.
  • Fornece recursos em todo o sistema para o gerenciamento seguro de centenas de pontos de acesso e milhares de usuários.

A solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi foi projetada para superar os desafios exclusivos do fornecimento de uma cobertura WLAN abrangente em instalações de esportes e entretenimento. Especificamente, a solução atende à necessidade de acesso wireless dos torcedores no estádio. Os torcedores nesses eventos constituem o grupo de usuários mais desafiador para satisfazer, considerando a alta densidade de usuários, a abertura da área e as questões físicas da colocação de pontos de acesso WLAN no estádio.

Os resultados beneficiam os torcedores, os clubes, a operadora de telefonia celular e os patrocinadores e anunciantes.

Benefícios para os torcedores: agora, os torcedores têm acesso confiável a uma gama de aplicativos de dados maior que funciona bem em uma rede wireless de alta capacidade. Além disso, devido ao offload de dados, os serviços de voz e texto são aprimorados.

Benefícios para os clubes: com a cobertura e a capacidade melhores, os clubes dispõem de mais opções para a criação de aplicativos móveis mais atraentes para melhorar a experiência dos torcedores. Os clubes podem fornecer acesso a aplicativos exclusivos, que aprimoram a experiência nas instalações, para encontrar lugares, comprar alimentos e bebidas e muito mais.

Benefícios para os provedores de serviços: como a rede de terceira ou quarta geração (3G/4G) não é mais sobrecarregada com aplicativos de dados vorazes por largura de banda, as chamadas de voz e mensagens de texto funcionam novamente, eliminando as reclamações de clientes recebidas com frequência pelos provedores de serviço em relação ao uso de celulares nesse tipo de ambiente exigente.

Benefícios para os patrocinadores: antes, devido aos desafios de largura de banda, com frequência era difícil apresentar anúncios efetivos em smartphones na instalação. No entanto, com a solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi, os patrocinadores e os anunciantes podem ampliar seu alcance além do telão e dos displays nos corredores. Os smartphones não travarão mais no meio do download da imagem do anúncio.

A base da solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi é o Cisco Connected Stadium, uma plataforma de conectividade única para instalações de esportes e entretenimento que proporciona modelos de participação inovadores e experiências melhores aos torcedores, bem como novas oportunidades de crescimento de receita.

Agora é ficar na espera para que essa tecnologia também chegue aos estádios brasileiros…afinal a copa do mundo vem aí!!!

Fonte de consulta:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=522567

http://www.cisco.com/web/strategy/docs/sports/CSWifi_data_sheet_c78-675063_PTBR.pdf

Sobre Alexei C Tavares

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. É autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.

Fique em contato através das redes sociais - Facebook, Google+.